9:28As “Cantoras do Rádio”, para iluminar e aquecer Curitiba

Do jeito que veio, porque vale muito:
 
Um emocionante resgate da Era de Ouro do Rádio, o documentário Cantoras do Rádio tem pré-estréia em Curitiba nesta quinta-feira (4/6), às 20h30, no Unibanco Arteplex Crystal (shopping Crystal). O filme, rodado por iniciativa de uma produtora paranaense, tem estréia nacional no dia 11/6. As quatro cantoras que inspiraram o filme estarão presentes na pré-estréia.
 
O fio condutor do filme, dirigido por Gil Baroni e produzido pela Arte Lux Produções, é o show Estão Voltando as Flores. Neste espetáculo, gravado em 2005 no Rio de Janeiro, entram em cena quatro cantoras que viveram o auge daquela época, entre os anos 30 e 50, e num surpreendente ato de resistência, até hoje lutam para sobreviver da sua grande paixão: cantar.
 
No filme, Carmélia Alves, Carminha Marsacarenhas, Violeta Cavalcanti e Ellen de Lima – a mais nova delas com 80 anos – sobem ao palco mais uma vez para soltar a voz e homenagear as Divas do rádio, das quais fizeram parte. O encontro se deu no Teatro Rival, no show que teve roteiro e direção do pesquisador Ricardo Cravo Albin. Em depoimentos reveladores, as cantoras resgatam histórias, casos e bastidores daquele que foi um dos períodos fundamentais da música e da cultura do país. O roteiro do show relembra Carmem Miranda, Aracy de Almeida, Aurora Miranda, Dalva de Oliveira, Dolores Duran, Elizeth Cardoso, Linda e Dircinha Baptista, Isaura Garcia e Nora Ney. Além de resgatar parte de um glorioso passado, o filme mostra uma batalha presente: a das quatro cantoras contra o esquecimento, mal crônico da cultura brasileira. Elas conviveram com os grandes compositores, intérpretes e  intelectuais da época e fizeram muito sucesso nos anos dourados da MPB. Com o declínio da era do rádio, amargaram um período de ostracismo. Se a idade pesa em alguns momentos nas vozes sempre afinadas, no filme se vê que o glamour imposto às canções comprova que nenhuma delas perdeu a majestade.
 
“A força de trabalho da Carmélia Alves, que reuniu as demais cantoras, e a energia destas mulheres foi o que mais surpreendeu a toda a equipe, desde a pesquisa até o final das gravações”, diz Laura Dalcanale, produtora do documentário e autora da iniciativa deste projeto. “Aos 80 anos, elas continuam determinadas a viver da sua música, cantando”.
 
Dirigido pelo jovem diretor paranaense Gil Baroni, o documentário participou do Festival do Rio 2008 em sessão de gala no Cine Odeon, com a presença das quatro cantoras e do diretor do show, Ricardo Cravo Albin. Agora estréia em todo o país.
 
SERVIÇO
 
PRÉ-ESTRÉIA DO FILME “CANTORAS DO RÁDIO”
DIA 4/6 – QUINTA-FEIRA
HORA: 20H30
Somente para convidados.
UNIBANCO ARTEPLEX CRYSTAL
 
ESTRÉIA NACIONAL: DIA 11 DE JUNHO. EM CURITIBA, EM CARTAZ NO UNIBANCO ARTEPLEX CRYSTAL.
 
FICHA TÉCNICA
 
Produtora: ARTE LUX PRODUÇÔES
Co-produtora: WG7BR
País: Brasil
Ano de Produção: 2008
Gênero: Documentário
Duração: 85 minutos
Formato: Digital/35mm – 1.85
Color/BW: Color & BW
Idioma: Português
Legendas: Inglês, espanhol e francês
Diretores: Gil Baroni
Diretor de Fotografia: Cezar Moraes
Direção Artística: Monica Rischbieter
Direção de Finalização: Paulo de Andrade
Consultoria Artística: Cininha de Paula
Produção: Laura Dalcanale
Produção Executiva: Priscila Dalcanale, Sandra Costa & Cristiane Mocellin
Direção de Produção: Luiz Miguel Greca & Andréa Tomeleri
Direção de Arte: Zenor Ribas
Figurinos: Marisol Grossi
Design Gráfico: Adriane Ligmanowski
Roteiro: Gil Baroni e Monica Rischbieter
Trilha Sonora Original: Teco Fuchs
Som Direto: Jorge Saldanha
Edição de Som: Ariel Henrique e Paulo Gama
Mixagem: Paulo Gama

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.