15:22Altdeutschen

Do jeito que veio:

A jornalista e pesquisadora Zélia Sell ([email protected]) lançou no sábado passado, no Clube Concórdia, o livro “ALTDEUTSCHEN – Alemães Antigos de 1829 -A História Que Não Foi Contada “,  um resgate dos pioneiros germânicos chegados ao Paraná, Santa Catarina e São Paulo em 1829. O termo “Altdeutschen” significa “Alemão Antigo” e se refere também a um estilo de móveis em madeira, objetos em estanho, louça, peças de roupa, artesanato em geral e até aforismos dessa época.
            Por ocasião dos 180 anos da chegada dos pioneiros alemães  em 2009, e já tendo iniciado pesquisa há cerca de 11 anos para “Histórias de Grein”, (sobre seus ancestrais, publicada no boletim do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná), a jornalista se surpreendeu com novos documentos que relatavam uma participação ativa da aqui duquesa austríaca (e depois imperatriz brasileira) Dona Leopoldina nessa história. Também da vinda desses colonos como soldados para manterem nossas fronteiras e a independência do Brasil, recém declarada. Como bem retrata a capa do livro “Altdeutschen” (o quadro “Imigrantes” de Arthur Nísio, transformado em um quebra-cabeças onde faltam algumas peças), a reconstituição dessa história é um verdadeiro quebra-cabeças, onde algumas peças ainda podem ser encaixadas.O livro foi publicado às próprias custas e como forma de democratizar o acesso a leitura, história e informação a edição limitada está à venda a preço de custo, por 15,00 na Livraria Arcádia (Rua Treze de Maio, esquina com a Mateus Leme – Centro).

Compartilhe

Uma ideia sobre “Altdeutschen

  1. zeliasell

    O livro “Altdeutschen”, de 128 páginas e publicado às próprias custas, (após inúmeras tentativas pelas leis de “incentivo”), está à venda por quinze reais em livrarias alternativas de novos e usados como a Arcádia (Rua Treze de Maio esquina com Mateus Leme), LR Livros (Rua Tapajós 1047,quase na Hugo Simas ) e banca Bom Jesus (Rua Bom Jesus esquina com Augusto Stresser) .
    Obrigada!
    Zélia Sell.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.