14:36Internet nos assentamentos

O Incra informa:

A partir desta semana, mais dois assentamentos da reforma agrária do Incra no Paraná terão acesso à internet. O assentamento Vitória da União, em Honório Serpa (sudoeste do estado), receberá nesta quarta-feira (6) um telecentro rural (unidade de inclusão digital). Na sexta-feira (8), será a vez do assentamento 16 de Maio, em Ramilândia (oeste do Paraná), receber o telecentro. As solenidades de entrega serão às 10 horas em cada uma das datas programadas.

Os telecentros são formados por oito computadores, dos quais um funciona como servidor de rede, e uma impressora. Todos os equipamentos são ligados à internet por antena, ou seja, o acesso à rede mundial de computadores e de telefonia é feito por satélite.  A instalação dos telecentros faz parte de uma parceria entre a Eletrosul, o Banco do Brasil, o Ministério das Comunicações, no governo federal, e da Copel e Celepar, pelo governo estadual.

O acesso à internet nas comunidades rurais é realizado por intermédio do programa Governo Eletrônico Serviço de Assistência ao Cidadão (Gesac), do Ministério das Comunicações (MC). De acordo com o MC, o acesso à Internet através das antenas do programa GESAC está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Conforme as diretrizes do programa, cada ponto tem uma metodologia de uso própria de atendimento ao público, com base nos interesses da comunidade e implementada pelo comitê gestor local.

Além dos computadores, os assentamentos receberão ligações elétricas. Para esse serviço, o investimento em Honório Serpa será de R$ 712 mil, beneficiando 108 famílias.  Em Ramilândia, serão aplicados R$ 2,04 milhões para atender 310 famílias. Neste município, serão quatro os assentamentos atendidos pelo programa Luz Para Todos.

Baixo IDH

Honório Serpa tem um dos menores índices de desenvolvimento humano (IDH) do estado. com IDH de 0,701, O município está na 304ª posição entre as 399 cidades paranaenses. “A entrega dos telecentros faz parte do projeto Ações Integradas do programa Luz Para Todos, do Governo Federal, que prioriza ações em comunidades que apresentam baixos Índices de Desenvolvimento Humano”, explica o coordenador do projeto no Paraná, Gilnei Machado.

Conforme dados da Eletrosul, o Luz para Todos já levou energia elétrica a 46,5 mil propriedades rurais no Paraná. No Brasil, já foram beneficiados aproximadamente 2 milhões de domicílios rurais para um total estimado em 10 milhões de pessoas.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.