16:16Maringá vista pelos pioneiros

Da Agência Estadual de Notícias:

O Museu da Bacia do Paraná da Universidade Estadual de Maringá (UEM) lançou, nesta segunda-feira (4), a exposição “Maringá uma história contada por sua gente: pioneiros e retirantes”, em comemoração aos 62 anos da cidade. A mostra reúne três acervos. Além do material do Museu, os visitantes poderão conhecer o projeto Memórias do Distrito de Iguatemi, organizado pelo Colégio Estadual Rui Barbosa, e a Oficina de Artes Visuais do Centro Social Marista Irmão Beno Tomasoni, com a criação da série de bonecos gigantes, intitulada “Os Retirantes”.Segundo Laura Chaves Peluso, responsável técnica do Museu, a exposição tem o objetivo de contar a história de Maringá a partir de uma perspectiva diferenciada, dos pioneiros e retirantes. “Geralmente a história oficial de Maringá é contada a partir da perspectiva da Companhia de Melhoramento do Norte do Paraná. Esta exposição conta a história a partir da visão do povo simples”, explica.

Para Peluso, contar a história da cidade sob uma perspectiva mais humana faz com que a exposição tenha mais vida, mais emoção, mais paixão. “A exposição ressalta a perspectiva daqueles que viam vida em um lugar onde aparentemente não tinha vida”, esclarece.

As obras do projeto do Colégio Estadual Rui Barbosa foram desenvolvidas sob a orientação da professora Margarida Peres Fachini, do Departamento de Geografia da UEM. O objetivo era perceber como a paisagem de Iguatemi foi construída e transformada no decorrer do tempo.

O projeto dos irmãos Maristas teve origem durante as atividades de sala de aula, através das quais se percebeu que a maior parte das famílias dos alunos vinha de diversos estados brasileiros. Assim, foram desenvolvidas atividades tratando da diversidade cultural e da cultura popular.

Serviço: Exposição “Maringá uma história contada por sua gente: pioneiros e retirantes”
Período: 04 a 30 de maio
Local: Museu da Bacia do Paraná da UEM
Horário de visitação: das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. O horário noturno é possível com agendamento prévio.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.