14:54Marcelo Almeida defende obrigatoriedade de mensagens sobre riscos do alcoolismo

Do jeito que veio, vai, porque muito importante:

O deputado federal Marcelo Almeida (PMDB-PR) quer que a indústria brasileira de bebidas alcoólicas seja obrigada a inserir mensagens de alerta sobre os riscos do alcoolismo nas embalagens de seus produtos e em toda a publicidade promocional. A proposta foi defendida nesta terça-feira (17) no plenário da Câmara dos Deputados e deve ser transformada em projeto de lei. Segundo Almeida, o sucesso da campanha antitabagismo no Brasil deve servir de modelo para uma campanha nacional de combate ao alcoolismo, unindo esforços dos setores público e privado.

Almeida apresentou os dados da última pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), levantamento produzido pelo Ministério da Saúde, que mostrou uma redução no número de fumantes do Brasil. De acordo com a pesquisa, apenas 16,2% da população adulta brasileira é fumante.

“Nos últimos 20 anos, a incidência de fumantes caiu mais de 42% no Brasil e isso não foi obra do acaso. A indústria tabagista foi obrigada a incluir em suas embalagens e propagandas alertas a respeito do risco do fumo para a saúde. A propaganda em rádio e TV sofreu restrições. O fumo passou a ser proibido em ambientes fechados e locais públicos, incluindo no transporte coletivo. Se tudo isso trouxe resultados, temos que fazer o mesmo para reduzir o consumo de álcool no Brasil”, afirmou.

O deputado paranaense apresentou os dados do último levantamento oficial realizado pelo Conselho Nacional Antidrogas que investigou os Padrões de Consumo de Álcool na População Brasileira. De acordo com essa pesquisa, 52% dos brasileiros acima de 18 anos fez uso de bebida alcoólica pelo menos uma vez na vida. Do conjunto dos homens adultos, 11% bebem todos os dias e 28 % de uma a quatro vezes por semana. No geral, 24% da população bebem freqüentemente e pesado (pelo menos uma vez por semana, cinco ou mais doses).

“A ingestão de álcool, mesmo em pequenas quantidades, diminui a coordenação motora e os reflexos, comprometendo a capacidade de dirigir veículos ou operar outras máquinas. Por isso, mais da metade dos acidentes de trânsito com vítimas fatais no Brasil são provocados por motoristas alcoolizados. Além disso, o alcoolismo está presente na maioria dos registros de violência doméstica contra mulheres e crianças. Não podemos mais aceitar o alcoolismo como um vício socialmente aceitável. Os malefícios são claros e precisamos fazer algo”, destacou.

Almeida aproveitou o pronunciamento e parabenizou ao ministro das Cidades, Márcio Fortes, pela campanha educativa que está sendo veiculada em todo o Brasil de combate ao consumo de bebidas alcoólicas por motoristas. A campanha tem foco nos jovens, principais vítimas e algozes dos acidentes de trânsito combinados com álcool. “O Brasil precisa de campanhas educativas como esta! Mas essa não é uma responsabilidade apenas do poder público. A indústria de bebidas alcoólicas deve ser obrigada a custear campanhas que mudem o comportamento de consumo”, concluiu o parlamentar.

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Uma ideia sobre “Marcelo Almeida defende obrigatoriedade de mensagens sobre riscos do alcoolismo

  1. JJ

    Demagogia pura e ação impossível de ser executada.

    A culpa não é do rótulo, nem da publicidade.

    A culpa é da falta de educação (na escola e na família), da falca de conhecimento e de consciência, da falta de fiscalização e do cumprimento das leis.

    É muito fácil culpar a indústria e a publicidade…

    O consumo de maconha, de ecstasy, de cocaína e de crack cresce desproporcionalmente, sem publicidade algums.

    E são males bem piores do que uma cervejinha, ou um bom vinho.

    Contra a corrupção deslavada, não há ação alguma dos deputados e senadores?

    Ontem, um deles propos cortar a verba indenizatória, desde que fosse incorporada ao salário (é uma mixaria de 15 mil reais).

    Parem que eu quero descer!

    Chega de demagogia.

    O que mata no trânsito é muito mais a impunidade, do que a cerveja.

    JJ

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