8:46João Gilberto cai na rede

Para quem quiser pesquisar, reportagem de Luiz Fernando Vianna e Bruna Bittencourt, da Folha de São Paulo:

Depois de mais de 50 anos de circulação extremamente restrita, gravações caseiras feitas pelo cantor João Gilberto no momento da eclosão da bossa nova ganharam um público maior nesta semana.

Nelas, pode-se ouvir João Gilberto interpretando cerca de 30 músicas e conversando na casa de Chico Pereira, o fotógrafo das capas dos primeiros discos solo do artista. Os registros vazaram na internet no início desta semana e foram propagados por diversos blogs nos últimos dias.

As gravações são de 1958, ano em que João Gilberto lançou o 78 rotações com as faixas “Chega de Saudade” e “Bim Bom”, marco zero da bossa nova, e começou a preparar o LP “Chega de Saudade”, que sairia no ano seguinte.

Dez das 12 músicas deste LP –e mais cinco dos dois discos seguintes que formam a trilogia clássica da bossa nova- foram cantadas na casa de Pereira, além de outras que se tornariam constantes na carreira do músico.

Mas há outras que ele nunca gravou, como “Chão de Estrelas” (Sílvio Caldas/Orestes Barbosa), “João Valentão” (Dorival Caymmi), “Mágoa” (Tom Jobim/Marino Pinto) e “Beija-me” (Roberto Martins/ Mário Rossi). E há curiosidades como um cachorro latindo durante “Um Abraço no Bonfá” e divertidos efeitos vocais no final de “O Pato”.

No livro “Chega de Saudade”, lançado em 1990, o escritor Ruy Castro apontou a existências dessas fitas de rolo, a que ele mesmo teve acesso, transformou em fita cassete e, depois, em CD. O autor diz não ser possível garantir que todas as faixas sejam de um mesmo dia.

De modo informal, esses registros chegaram a uma gravadora, mas as chances de eles serem lançados comercialmente um dia são desprezíveis. O perfeccionismo de João –que impede a veiculação de gravações de qualidade muito superior– não deixaria passar sons caseiros nos quais ele chega a falar com amigos e a mulher, Astrud, enquanto está cantando.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.