16:05Calvário para habilitação

O Detran do Paraná já foi considerado um dos mais eficientes do Brasil. A informatização deixou-o positivo, operante. Agora acontece o seguinte, no exemplo contado por amiga do blog: a filha está para tirar a carteira de habilitação e, há um mês, foi marcado para ela fazer a foto. Hoje a menina foi lá, pegou a senha número 300, de um total de 600, aguardou mais de duas horas e viu que, das 12 cabines, só seis estavam funcionando. O próximo passo é o exame psictotécnico, que ela não sabe quando será realizado. Depois tem a prova de legislação, a prática, etc. Se tudo correr bem, quem sabe, todavia, contudo, até o finzinho deste ano ela poderá dirigir o carro que ganhou por ter passado no vestibular da Universidade Federal. Ah, sim, já pagou milão para a auto-escola e reza para não bombar em nenhuma das fases, para não percorrer de novo o calvário.

Compartilhe

8 ideias sobre “Calvário para habilitação

  1. John

    O que será que aconteceu com o DETRAN??? Na época do Marcelo Almeida, as coisas eram bem melhores. Hoje em dia é impossível querer que alguma coisa ande rápido. Realmente não dá para entender…

  2. Edmond Dantes

    O Detran mais parece um quartel da Polícia Militar, ou melhor: paraíso dos PMs, do que um órgão de trânsito.

  3. saci

    semana passada fui renovar minha habilitação. Cheguei às 10 horas no Detran. Como as informações por lá são truncadas, peguei uma filinha com 10 pessoas para saber como proceder. Aí o funcionário me encaminhou para a montagem de processo. Peguei a senha 368 e o atendimento estava na senha 120. Haviam cerca de 10 guichês de atendimento, mas apenas 4 funcionavam. Lá pelas 11:40 fui atendido, me solicitaram um documento com foto. Fui devidamente identificado, o tal processo montado protocolo na mão, tudo preenchido. Aí tem que pegar a senha pra foto. Cheguei no guichê da senha da foto às 11:45. O rapaz que distribuía os papeluchos pediu o protocolo e documento com foto. Peguei a a senha 425, o atendimento estava na 180. Dos 12 guichês de foto apenas 6 funcionavam. Dois funcionários batiam papo animadamente e mostravam um para o outro na tela do computador os e-mails engraçados que recebem. Às 14:00 consegui tirar a foto e registrar as impressões digitais. Aí precisei pegar mais uma senha agora para confirmar o processo(?). Senha nº 407, o atendimento estava na 264. Eram 3 guichês apenas e claro, só 2 funcionavam. Às 15:00h consegui confirmar o processo, marquei o teste para o dia 12 de fevereiro. Lembro que da última vez que renovei minha carteira, há 5 anos não levei mais que 30 minutos para fazer tudo. O que será que aconteceu? O Coronel Fantoche, ops Pancoti é incompetente, demente ou doente???

  4. Justiça

    Renovar a CNH está realmente insuportável…No dia 12/01 fui para a fila do Detran que dava a volta no quarteirão…Como já tinha adiantado o processo pela internet fui direto para uma fila de confirmação de processo (?) onde com certeza fiquei mais de 1 hora…quando chegou minha vez, em menos de 1 minuto a atendente imprimiu outro papel e disse que teria que retirar a senha para a foto. Enfrentei mais uma fila de pelo menos 1 hora e após o “clic” tive que voltar para a mesma fila que havia saído para o agendamento de prova…Pergunto: mas porque já não agendam antes da foto??? Ficar na mesma fila 2 vezes, realmente, ninguém merece! E o contribuinte paga para ser mal atendido, como sempre.

  5. Sandro

    Minha habilitação vencia no dia 07/12/2008, como vi na imprensa que as filas estavam maiores do que o normal (?), por conta de alterações na legislação e aumento de tarifas, decidi aguardar 2009 quando certamente a situação estaria normalizada, segundo orientação de funcionário na mesma imprensa.
    No dia 06/01 cheguei às 07 horas à fila.
    Após passar horas, seguindo o mesmo calvário dos comentários postados anteriormente, lá pelas 14:30hs. Fui informado que só poderia fazer a prova de legislação 18 dias depois.
    Desesperado fui pedir à chefe de departamento chamada Solange que me ajudasse, pois preciso me locomover de carro para trabalhar. Ela me disse que eu deveria chegar no próximo dia útil “o mais cedo possível”, mas que nada garantia que eu conseguiria ficar com uma das vagas remanescentes, daqueles que agendam a prova mas não comparecem para fazê-la.
    Não segui o grande conselho dado pela douta funcionária, pois temia perder horas de produtividade, e hoje quando fui fazer o exame, para meu espanto havia mais de 10 lugares vagos para fazer a prova.
    Concluindo, não culpo a citada funcionária por toda a falta de estrutura, mas fico pensando: por que não me deu a dica de chegar próximo ao horário das provas 12:30 e tentar fazer a prova com a vaga que ficou em aberto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.