9:27Wladimir Herzog e a impunidade eterna

A Justiça Federal arquivou ontem o processo sobre a morte do jornalista Wladimir Herzog, assassinado nas dependências do DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna) em 25 de outubro de 1975. A juíza federal Paula Mantovani Avelino, da 1ª Vara Criminal de São Paulo, concordou com o argumento de que o crime já prescreveu e afastou a possibilidade de enquadrá-lo como crime contra a humanidade. Resumindo: quem torturou e matou um preso, dentro de uma dependência do Exército e sob a proteção da ditadura, vai continuar flanando. Se bobear, mais um pouco e vão informar que Herzog não morreu, só posou para aquela cena patética e tétrica, enforcado numa janela, a fim de disfarçar e viver para sempre na clandestinidade.

Compartilhe

3 ideias sobre “Wladimir Herzog e a impunidade eterna

  1. Marcos Luiz

    Estamos em 2009, mas nossas instituições ainda teimam em jogar os crimes cometidos durante o período da ditadura militar para debaixo do tapete. Mais uma vez comprovamos a imaturidade da nossa democracia e o despreparo das nossas mais altas instituições para passar a limpo as atrocidades cometidas pelos agentes da ditadura. É lamentável.

  2. Jeremias, o bom

    Do General De Gaulle, assim que assumiu o governo provisório, depois da libertação da França, na Segunda Guerra:

    “A primeira medida é instituir tribunais regulares para julgar os colaboracionistas, porque a França jamais poderá encarar o futuro com simplicidade e com confiança em si se não liquidar essa conta do passado.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.