7:08Requião anuncia compra de 1.100 ônibus escolares para alunos de áreas rurais

Bela notícia de  fim de ano divulgada ontem pela Agência Estadual de Notícias:

O governador Roberto Requião assinou nesta terça-feira (30), no distrito industrial Albino Schimidt, em Cascavel, no Oeste do Estado, o contrato com a Mascarello Carrocerias e Ônibus para a compra de 1,1 mil ônibus, no valor de aproximadamente R$ 133,5 milhões. Os novos veículos serão utilizados no transporte escolar de alunos da rede pública do Paraná que estudam em áreas rurais.

São 470 ônibus de 23 lugares e 630 ônibus de 31 lugares, que serão entregues a partir de fevereiro. Destes, 630 serão fabricados pela Mascarello, a primeira montadora de ônibus do Paraná, e os demais pela Iveco, uma empresa subsidiária da Fiat, com sede em Minas Gerais, e cujo contrato será assinado na semana que vem em Belo Horizonte. “É o maior programa de transporte escolar do Brasil”, declarou o deputado federal Hermas “Frangão” Parcianello, na abertura da solenidade.

O governador Roberto Requião concorda com o deputado, mas deixou claro que o principal objetivo do programa é “manter as empresas paranaenses abertas e os nossos trabalhadores empregados”. Ele lembrou que a “Mascarello tem hoje cerca de 1 mil funcionários e, através deste contrato, vai poder contratar mais 350. Além do mais, possui o registro de preços feito pelo Governo do Paraná, que pode ser usado por prefeituras e estados brasileiros na compra de novas unidades. A nossa esperança é que até o final do ano que vem, ao invés de 350 novos funcionários, a empresa possa contratar mais mil”.

O governador destacou que o presidente Lula já vem trabalhando nesta direção, através do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), que tem como objetivo gerar empregos e injetar recursos na economia. “E isto, nós, no Paraná, fazemos o mesmo, com um plano que prevê brutal investimento em todo o Estado. Estamos reduzindo os impostos de 95 mil itens e subimos um pouco os impostos sobre a bebida, comunicações, cigarro, gasolina e eletricidade. Mas no que se refere a energia elétrica temos hoje o preço mais baixo do Brasil e continuará sendo mesmo com a pequena elevação dos impostos. Com isto, o Estado tem a possibilidade de investir em educação, saúde, construir estradas e garantir empregos”.

Requião garantiu que a Educação está consumindo 30% do orçamento do Governo do Estado. “É o maior investimento do Brasil. Estamos investindo na qualidade dos professores, no aumento progressivo dos salários e, agora, na compra destes ônibus para o transporte escolar”. Mas fez questão de deixar claro que os ônibus adquiridos pelo governo não será distribuídos “como bolachas”, mas com critério. “A idéia é levar este auxilio aos municípios, que por falta de apoio, não conseguem viabilizar o transporte escolar. Municípios do porte de Londrina, Maringá, Ponta Grossa, não precisam destes ônibus, porque possuem frota própria. Não vamos distribuir ônibus como se fossem bolachas”, acrescentou.

De acordo com a secretária estadual de Educação, Yvelize Arco-Verde, a escolha dos municípios que vão receber os ônibus será feita por uma comissão formada por técnicos das secretarias de Educação e Desenvolvimento Urbano, com o apoio do Lactec. “Mas posso adiantar que o critério não se pautará apenas pelo número de alunos existentes no município. Serão levados em consideração uma série de fatores, como o número de alunos a serem transportados, o relevo e a extensão do município, a frota e a própria condição do município em fazer a manutenção dos novos veículos. A principio, todos os municípios serão contemplados com pelo menos um ônibus, mas depois usaremos o critério técnico, permitindo sempre que o aluno tenha acesso a escola e que permaneça na escola”.

Ela disse que um dos mais graves problemas da educação é que os alunos, depois de um certo período, não permanecem na escola. “Eles são transportados por duas ou três horas, na maioria das vezes em veículos inadequados, e acabam desistindo. Esse programa vai fazer com que o aluno conheça mais a escola e não venha a abandonar os estudos”.

Compartilhe

4 ideias sobre “Requião anuncia compra de 1.100 ônibus escolares para alunos de áreas rurais

  1. Bigan

    Somando para o Pé Vermelho que tem dificuldades 470 + 630

    Somando para o Pé Vermelho que encontra dificuldade 470 + 630 = 1.100 (Hum mil e cem ONIBUS), viu Pé não é dificil quando se quer descobrir a verdade.

  2. Pe Vermelho

    O Bigan tem razão. Palmas prá compra. Mas eu invoco é com o jeito da escrita: 1,1 mil, não é o caraio?

  3. Lineu Tomass

    ZÉ.

    É isso aí. É o estilo dele. O Requião só começa a desovar grana em seu Governo, somente nos dois últimos anos de governo, ou seja no ano pré-eleitoral (2009), e no ano da eleição em 1010.

    Trata-se de um bom planejamento estratégico político eleitoral de “voto na urna”. Para ele, é claro!

    Agora a coisa vai. Entenderam?

    LINEU TOMASS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.