11:06Contra o turismo

de Mané Galo, da Ilha do Chapéu, na Baía de Guaratuba

Enquanto o governo de Santa Catarina investe em divulgação para atrair turistas, o do Paraná trabalha no sentido contrário. Parece que o objetivo é acabar com o turismo em nossas praias e facilitar para Santa Catarina. Dois exemplos: há em Guaratuba uma rampa para lançamento de asa delta, considerada ideal para esse esporte em função do regime de ventos quentes na região. Ninguém pode praticar  asa delta porque o IAP não permite que seja mantida a trilha na mata que dá acesso a rampa no topo do morro de Caieiras. Outra (tem muito mais!): proibiram a pesca com molinete nas praias, onde raramente o pescador de final de semana consegue mais de três peixinhos durantre uma manhã de insistência e muita paciência. Proibiram esse tipo de pescaria, mas continuam permitindo(ou não fiscalizando) a pesca com rede na baía, um dos maiores criadouros de robalos do sul do país. Como se vê, em Santa Catarina, é tudo pelo turismo, enquanto no Parana é tudo contra o turismo nas praias.

Compartilhe

2 ideias sobre “Contra o turismo

  1. Lineu Tomass

    Zé Beto. Nosso turismo é de EFEITO AO CONTRÁRIO, veja só.
    Já ouvi história (de testemunha ocular, na reunião), de um encontro que o Requião fez em Antonina, em seu 1o. mandato, naquele histórico teatro para ouvir a população.

    Os comerciantes reivindicaram finaciamento e facilidades para construção de hotéis em Antonia, sob a alegação de que no Carnaval a Cidade lotava e faltavam acomodações para os turistas, pois achavam que a cidade só poderia se desenvolver se optassem para o ramo do turismo.

    Resultado. O Requião deu um pito na turma, sugerindo que o turismo proderia trazer prostituição à Cidade, com resultados que poderiam afetar a família antoninense e suas “moçoilas”. Pode? Pode sim……

    É este o pensamento dos governantes do Paraná, quanto a questão do turismo.

    OUTRA.
    Era Goverrnador, Jaime Lerner.
    O Gilberto Daher, ex-vereador de Curitiba, após sair da Câmara, ingressou no ramo de turismo receptivo em Curitiba.

    Eu estava no Governo do Estado, como assessor, e o Gilberto me procurou na Boca Maldita, reclamando que o turismo no Paraná não existia, e contou que aportou em Paranaguá um navio com mais de mil passageiros (milionários do mundo todo). Ele fez o receptivo em situação VERGONHOSA.
    Olha só o drama. do desembarque.
    Não existia um pavilhão para desembarque de passageiros, e por isto tiveram que improvisar um barracão fedido, que era usado para depósito de soja. Parte dos passageiros em avião fretado foi para Fóz do Iguaçú e parte veio para Curitiba, visitar os Parques e a estrada da Graciosa. O navio nunca mais voltou.
    Descobri que na Secretaria de Turismo, tinha um projeto improvisado, engavetado (há anos), para local de desembarque de passageiro, que foi reativado (meia boca), e parece que fizeram alguma coisa.
    Veja o Jaime ficou 8 anos no Governo, e o Requião vai para DOZE ANOS, todos de política anti-turismo, ou TURISMO DE EFIEITO CONTRÁRIO, PARA ESPANTAR TURISTAS, E NÃO RECEBÊ-LOS.
    LINEU TOMASS – A FAVOR DA TRILHA! ABRAM A TRILHA, VIVA A TRILHA…..TRILHA NELES GENTE! FAÇAM UM PROTESTO A FAVOR DA TRILHA….EXERÇAM SEUS DIREITOS DE CIDADÃO. VIVA A TRILHA! A TRILHA ! TRILHA…….

  2. Lineu Tomass

    ALÔ, ALÔ MANÉ GALO.

    O MANÉ, VÁ A LUTA CARA.
    CONVOQUE A TURMA DOS “DELTISTAS”, MARQUEM UM PROTESTO, CONVOQUEM OS VEREADORES, PREFEITOS EX-PREFEITOS, O POVO, FAMÍLIA, IMPRENSA ETC. ETC. E PROTESTEM.
    VÃO A LUTA MANÉ.

    LINEU TOMASS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.