19:27O segredo

De Luiz Eduardo Cheida:

Vou te contar um segredo.
Por mais que eu fuce e escarafunche nas conclusões absolutas dos ecologistas, nos alfarrábios da academia, nas conversas dos bares e arrabaldes, nada encontro de mais forte, sobre os males ambientais, que a questão da solidariedade. Sua ausência é causa; sua presença é cura.
Se alguém diz:
– A grande causa da tragédia ambiental é o consumismo.
Eu penso:
– O consumo exagerado, que extrai, gasta, destrói, corrói e aniquila os recursos naturais é o oposto do compartilhamento. Só compartilha quem tem solidariedade.
Se o consumismo é doença, a solidariedade é cura.
Se alguém diz:
– O egoísmo coloca o homem como centro das coisas. Às demais espécies restam as sobras de uma natureza convertida aos interesses dessa espécie voraz. No egoísmo moram as causas dos problemas ambientais.
Eu penso:
– O egoísmo, excessivo e exclusivo amor a si mesmo, considera só o próprio bem e ignora os interesses alheios. Trata os demais como seres de segunda categoria. Para o egoísta, a natureza existe apenas para serví-lo. O egoísmo só é possível quando se descarta a solidariedade.
Se o egoísmo é doença, a solidariedade é cura.
Se alguém diz:
– Quem chancela as agressões ao mundo natural é o individualismo.
Eu penso:
– Para o individualista, o indivíduo é o valor mais elevado dentre todas as coisas. Assim, é inevitável que ele seja o objetivo de tudo o que existe.
Como, então, partilhar do sofrimento alheio? Como apoiar causas que são de interesse de outras espécies vivas? Como responsabilizar-se por um mundo biodiverso?
Na contra-mão do individualismo está a solidariedade, que estabelece laços; que vincula a pessoa a outras pessoas e a outras espécies. E, por isso mesmo, oferece sua cota-parte na manutenção da biodiversidade.
Se o individualismo é doença, a solidariedade é cura.
Se alguém diz:
– A acumulação, que trata a natureza como mercadoria, é quem a destrói.
Eu penso:
Quem acumula, amontoa, amplifica, acaba por ajuntar mais do que necessita. Como tudo provém da natureza, e ela é limitada e de recursos finitos, tirar mais que o necessário, acabará por exaurí-la. É uma atitude irresponsável que, além de tudo, gera pobreza e exclusão, ambas também causas de distúrbios ambientais. A acumulação é o avesso da solidariedade, já que esta propõe a responsabilidade e o apoio recíproco entre os seres.
Se a acumulação é doença, a solidariedade é cura.
Se alguém diz:
– A competição é o mal de que padece este mundo desequilibrado.
Eu penso:
– A competição enseja disputa e a disputa, vitórias. De forma litigiosa nos relacionamos com o mundo natural: luta, desafio, rivalidade, disputa. É necessário vencer a natureza. É mesmo necessário vencer a natureza?
Os seres mais evoluídos há muito entenderam que o natural é partilhar. A solidariedade é o caminho óbvio da sobrevivência. As espécies que não entenderam isso há muito já se foram. Nós, humanos, ainda estamos aqui porque somos a mais recente dentre elas. Uma questão de tempo, caso continuemos agindo como adversários.
Laços, vínculos recíprocos, apoio ou adesão às causas dos outros, co-responsabilidade e partilha. Estes são princípios opostos à competição. São exatamente princípios de solidariedade.
Se a competição é doença, a solidariedade é cura.
Um mundo solidário: este é o segredo!
Faça tudo objetivando a solidariedade. Assim, ao invés de descartável, você se tornará imprescindível. E nem é preciso entender de ecologia.
Natal… não é nesta data que comemoramos o nascimento de quem viveu e morreu por um mundo solidário?
Um forte abraço, FELIZ NATAL a você e sua família, e até sexta que vem.
Um forte abraço e até sexta que vem. 

Compartilhe

Uma ideia sobre “O segredo

  1. Pé Vermelho

    Lí no Londrix. Este e outros textos. Todos excelentes, inteligentemente profundos, didáticos. Aliás, ele úm bom caráter e um ecologista-espelho. Pena que esteja trilhando o carreador errado, batido que é por um mau andante. Carreador é uma trilha aberta no mato feita pelo contínuo pisotear de plantas rasteiras e geralmente serve para atalhos. O Cara do qual falo, para abrir um carreador, derruba perobas-rosas, cedros, pau-d’alhos, angicos, araucárias, árvores centenárias e espécies em extinção.

  2. Lara

    Nao vou ler tudo pq nao entendo como falar de solidariedade depois do que assistimos contra Elma Romanó.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.