17:26O maior crescimento na produção industrial do país

Notícia excelente divulgada pela Agência Estadual de Notícias:

A Pesquisa Industrial Mensal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta segunda-feira (10), aponta o Paraná como o Estado com maior crescimento na produção do país entre os meses de setembro e outubro deste ano. Enquanto a média nacional no período foi calculada em 2,9%, o índice da produção industrial paranaense cresceu 13,6%. O Paraná foi o único estado brasileiro com aumento acima de dois dígitos. A comparação entre os dois meses mostra que o Paraná obteve taxas positivas em 11 das 14 atividades pesquisadas. A produção de veículos obteve o maior crescimento (66%), seguida pela de máquinas e equipamentos (44,4%) e alimentos (6,4%). Nestes setores, o acréscimo na fabricação ocorreu principalmente em caminhões e automóveis, máquinas para trabalhar matéria-prima e tratores agrícolas, além de açúcar cristal, tortas, bagaços e outros resíduos da extração do óleo de soja.

A ressaltar apenas o fato de que o governador Roberto Requião, ao assumir o seu segundo mandato, olhava para as multinacionais de automóveis como se fosse o Drácula vendo a luz do sol. Depois, baixou a bola e mudou. Agora, pelo menos, não fala nada. Deve comemorar em silêncio um resultado como este, para não encher a bola do antecessor.  

Compartilhe

Uma ideia sobre “O maior crescimento na produção industrial do país

  1. stella

    “A produção de veículos obteve o maior crescimento (66%)…”

    Mais um motivo para continuarem as comemorações iniciadas no aniversário de Jaime Lerner.

    Não deve ser fácil pro Doidivanas que esse bom resultado no seu governo pertença a outro, a quem ele só combate.

    Mas que tal? Gostei que me enrosquei.

  2. Mano

    “Tô começando a garrá ódio dessa Stella” que sempre sai na minha frente… Mas a menina está carregada de razão. Como estava escrito na camiseta daquele famoso filósofo e pensador alagoano, Fernando Collor, “o tempo é senhor da razão”. O homem fez de tudo para impedir a instalação das indústrias automotivas aqui no Paraná, e agora não tem o menor constrangimento em comemorar os frutos do trabalho do seu antecessor. Longa vida, Jaime Lerner!

  3. Ricardo Jabur

    Não é por nada, mas a indústria automobilística sempre tem os maiores números e nem por isso o crescimento da economia do estado é sempre o maior.
    Tem muita empresa pequena por aí contribuindo.

  4. Pé Vermelho

    Valeu, Jabur! Lá em Japurá ( nãó é Jaburá, viu?) tem uma fábrica erguida com pouco dinheiro, não poluente, paga imposto e bastante e direitinho e abriga muitos obreiros. E como ela (esse cacófato é até gostoso de cometer), lhões pelo interland paranaense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.