4:42Ah, a Folha…

Peter Wiziniewski, nosso ombudsman, não resistiu em comentar o que a Folha de São Paulo escreve sobre a Folha de São Paulo. Segurem:
 
A “Folha de São Paulo divulgou neste domingo pesquisa tentando encher a própria bola. Mostrou que seu leitor está no topo da pirâmide da população brasileira: 68% têm nível superior (no país, só 11% passaram pela universidade) e 90% pertencem às classes A e B (contra 18% dos brasileiros). A maioria é branca, católica, casada, tem filhos e um bicho de estimação. A maior parcela dos leitores tem entre 23 e 49 anos, é usuária de internet, faz exercícios e freqüenta restaurantes, shoppings, cinema e livrarias. No pé da página, sob o título “Jornal se mantém há 21 anos como o de maior cirulação no Brasil” pratica o que lhe é comum: esconde da manchete a principal notícia. Mesmo com 307 mil exempares (contra 286 mil de “O Globo” e 243 mil de “O Estado de São Paulo”)  a “Folha” minimiza a principal informação. Dez anos atrás, ela tinha uma  cirulação de 530 mil exemplares, portanto, 223 mil a mais do que hoje.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Ah, a Folha…

  1. Jeremias, o bom

    Parabéns pela sacada, Sr. Ombudsman.

    Como de hábito, a FSP faz uma maçaroca numérica para induzir o seu (incauto) leitor a erro. A verdade nua e crua é que houve uma diminuição de 42% em sua tiragem, que me parece compatível com a sua perda de credibilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.