4:25Enquanto isso, nas escolas do Paraná…

livro.jpg
Reinaldo Azevedo informa em sua página no site da revista Veja (http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/):

“Acredite: isto é um livro de educação física!!!

Segurem-se aí na cadeira. Vocês devem saber que o Brasil tem um fã de Hugo Chávez ainda mais entusiasmado do que Lula. Trata-se do governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), um autêntico “bolivariano” em terras tupiniquins. Acredite: seu governo distribui nas escolas públicas do Paraná um livro para, literalmente, revolucionar o ensino da Educação Física. Uma das coisas que o livro faz é atacar o caráter competitivo do esporte. O ideal, dizem os gênios de Requião, é substituir a competição pela cooperação, claro.

Na imagem acima, reproduzo uma página em que há um texto chamado “Esporte como afirmação do sistema capitalista”. O aluno de educação física (!!!) fica sabendo que “Karl Marx e Friendrich Engels escreveram juntos vários estudos sobre o capitalismo. Eles entendiam que o capitalismo procurava, dentro de sua lógica, transformar tudo em mercadoria, fazendo da força de trabalho do operário um objeto de compra e venda. Mas, afinal, quem são Marx e Engels? Leia sobre eles no box da página seguinte. Da perspectiva teórica desses pensadores, será que o atleta não transforma os seus movimentos em mercadoria?”

Numa outra página, lê-se:
“Prêmio ao vencedor: no esporte, apenas os vencedores são premiados, assim como em nossa vida, pois as pessoas de melhor condição social possuem mais regalias em relação às pessoas menos favorecidas. Você concorda com tal afirmação? Justifique e exemplifique”.

É isso aí. Seguem links com outras imagens do livro:
http://i230.photobucket.com/albums/ee68/davincimp/EducaoFsica-Pag.83.jpg
http://i230.photobucket.com/albums/ee68/davincimp/EducaoFsica-Pag.59.jpg
http://i230.photobucket.com/albums/ee68/davincimp/EducaoFsica-Pag.58.jpg
http://i230.photobucket.com/albums/ee68/davincimp/EducaoFsica-Pag.57.jpg
http://i230.photobucket.com/albums/ee68/davincimp/EducaoFsica-Pag.51.jpg
http://i230.photobucket.com/albums/ee68/davincimp/EducaoFsica-Pag.25.jpg
http://i230.photobucket.com/albums/ee68/davincimp/EducaoFsica-Pag.20.jpg
http://i230.photobucket.com/albums/ee68/davincimp/EducaoFsica-Pag.15.jpg

Uma ideia sobre “Enquanto isso, nas escolas do Paraná…

  1. Ricardo Jabur

    Li todos os links e não achei nenhuma informação errada nele.

    E eu lembro do Requião naquela coletiva da camisa vermelha. Ele declarou que o Governo, a partir daquele momento, seria de esquerda. Nem centro, nem centro esquerda.

    Pra mim é uma grata satisfação saber que o Governo está mesmo praticando o que prometeu. Ponto pro Requião.

  2. Ricardo Jabur

    Aliás, pra quem viveu tempo de ditadura, se preocupar com o que a polícia anti comunista da Veja escreve é uma puta babaquice, hein careca?

  3. Ricardo Jabur

    Pode deixar amigo, continuarei com minha assiduidade. Você sabe que eu sou um dos poucos fiéis.
    Grande abraço.

  4. bond

    caro jabur

    não sou de me estender muito em comentários mas acho que vou extrapolar: semper estudei em escolas públicas e me lembro dos livros que eram aplicados na minha época (60′s, 70′s, 80′s), todos ufanistas com o regime militar (lembra de Educação Moral e Cívica?).
    entendo agora que orientar crianças politicamente é um crime – lembremos a malfadada geração da juventude maoísta -, coisa do totalitarismo.
    o estado tem o dever de educar (e simplesmente educar) e deixar que as pessoas façam suas opções políticas e religiosas por influência da família, da sociedade organizada e da opção individual.
    essa não é uma tarefa de governo, ainda mais os que estão sob regime democrático. portanto, é um absurdo tudo que está contido nessa cartilha que não oriente as crianças no assunto que ela realmente deve tratar: educação física.

  5. Rafael

    Reinaldo Azevedo e a Veja não podem, mesmo, ser citados como exemplo de moderação e imparcialidade. Vá lá que os livros sejam extremistas – mas RA e sua revista também o são. Muda apenas o lado.

  6. Arrelia

    No paraná a educação é a melhor do mundo inteiro(melhor do que no Esatados Unidos, Inglaterra, Toda a Europa, toda a Ásia,simplesmente porque o Secretário da Educação é o Maurício, irmão do Governador. Isso é o bastante. O resto é tudo mentirinha. É mentirinha que o ensino estadual está péssimo; É mentirinha que os professores ganham insuficiente; É mentirinha que a merenda escolar é de péssima qualidade. Bem tudo é mentirinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>