11:09Nós, fascistas e depressivos

De Peter Wiziniewski, o ombudsman, direto da Barreirinha:

1 -O repórter Caio Castro Lima, em ótima matéria, flagrou na “Gazeta do Povo” de hoje a veterana atriz Íttala Nandi. Ela é a “coordenadora” da Escola de Cinema mantida pelo Governo do Estado, vinculada à Faculdade de Artes do Paraná, da Secretaria de Ciência e Tecnologia. Recebe entre 5 e 6 mil reais por “prestação de serviços”. Ela é uma das das principais personagens da novela “Caminhos do Coração”, que estréia hoje. Ítala justifica o contrato dizendo que tem até residência em Curitiba e que tem uma equipe cuidando da Escola de Cinema.

2 – Mas Íttala Nandi foi mais longe. “Eu jamais vi um estado coberto de maior terror do que o Paraná. Os meus alunos, a maioria deles, tem depressão. E depressão é fascismo. Portanto, há repressão nesse estado, de todas as partes”. Ela debita a nossa depressão ampla, geral e quase irrestrita ao fato da nossa colonização ter sido feita “pelos segmentos sociais do mundo mais repressores, que são os poloneses, alemães, italianos e cracovianos”.

3 -Então tá explicado: essa história de que somos tímidos, que somos atropofágicos, que curitibano é mais fechado do que fechadura Yale, não é nada disso. Somos todos depressivos e fascistas. Estamos aterrorizados. Não daria um filme na Escola de Cinema da Íttala?

Compartilhe

Uma ideia sobre “Nós, fascistas e depressivos

  1. Graça

    Meu Deus, posso dispensar o analista. A Itt(com dois tes)ala desvendou para nós, paranaenses, a causa de nossas mazelas pessoais, sociais e espirituais: a herança dos povos poloneses, italianos, alemães e “cracovianos” (acho que ela quis dizer ucranianos). E a arrogância, egocentrismo e falta de educação dela, é herança de quem? Dos gaúchos acredito que não, porque eles também têm muito sangue italiano e alemão a correr em suas veias. Xô, Ittala Nandi, vai procurar tua turma!!!

  2. Matusalém

    De todas as estultices que tenho testemunhado recentemente, essa merece a medalha de prata, no mínimo. Trazem para cá uma mulher supostamente culta, que confunde Cracóvia com Ucrânia e entregam a ela a condução de uma Escola de Cinema. PQP. E aí essa Freud de saias vomita um besteirol desses. Pelamordedeus, o que a gente fez para merecer isso?

  3. Arts

    Que a classe artística do PR veja com quem está lidando, porque o Requião não quer ver. Ou melhor, os irmãos dele não o deixam ver. A Itala é apadrinhada de um dos imãos Requião.

  4. O Ruim, jeremias

    Zé Beto me responda, por favor, estou sem meu aurélio, o que é que significa estultices, conforme escreveu o Matusalém.
    Se você não souber, pergunte para o próprio Matusalém.

  5. Ricardo Jabur

    Que essa dita é uma xarope, não se tem como negar.

    Mas que o que ela falou é uma tremenda verdade. Talvez ela tenha errado na causa, mas o diagnóstico está perfeito.

    Como dizia o Caceta dos bons tempos: Ê povinho bunda!!!

  6. Matusalém

    Ao Jeremias (O Ruim, porque O Bom parece que volatilizou-se):

    Definição de ESTULTÍCIA
    s.f. Qualidade do que é estulto; estupidez, tolice, parvoíce. O mesmo que estultice.

    Aproveite enquanto estou por aqui, uma vez que o peso da idade já se faz sentir.

  7. espertus

    A importação de figuras de 3ª linha do cenário artístico nacional não é novidade para os governos requianistas.
    No seu primeiro desgoverno, tivemos a “Catifunda de Calças”, Oswaldo Loureiro, que “pintou e bordou” no Teatro Guaíra, consumiu a “verba” e deu uma “banana”quando cobrado.
    O mau exemplo não serviu para nada, pois não?

  8. RUIM, o jeremias

    Obrigado Matusalém. O mal educado do Zé Beto não respondeu minha perguntinha básica porque nao leu ou porque não sabia?

  9. Marcelo

    Olha, esse assunto, que além de risível é também escabroso, pois a referida atriz que acumula o cargo de coordenadora da “Escola de Cinema” não parece estar tendo sucesso nem numa função nem em outra, acaba descambando no já batidíssimo jargão que os curitibanos são frios, esquisitos, fechados…..e agora aterrorizados e fascistas. ok, ok…. Por favor!!! De novo a mesma conversinha baseada em achismos…..Sugiro que a senhora em questão e outros detratores da nossa ótima e imperfeita cidade dirijam-se ao aeroporto ou à rodoviária. São as únicas saídas pra gente chata…aliás gente chata, recalcada e burrinha abunda no mundo inteiro: do Rio Grande do Sul até a Cracóvia. Itallahh muda o disco, fia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.