4:16A Redação da Gazeta do Povo e a nota "Brilha uma estrela…lá"

Recebemos a seguinte mensagem de Oscar Röcker, um dos chefes de redação do jornal Gazeta do Povo:

“Olá Zé Beto,
Quem “fala” aqui é Oscar Röcker. Trabalho na Gazeta do Povo – ao lado do Francisco Camargo, sou um dos chefes de redação.
Gostaria de comentar sua nota “Brilha uma estrela… lá”, com base no ombusdman Peter Wizinewski.
Tudo bem, vocês não gostaram da entrevista. Tudo bem, ela foi feita por e-mail (como, aliás, o texto deixa bem claro).
Não concordo, mas suas críticas são válidas – nem é preciso dizer isso.
A Redação, no entanto, julgou muito pertinente publicar um ping com o presidente da República por critérios exclusivamente jornalísticos.
Para não me alongar: primeiro, ele está na cidade hoje – ou seja, é o assunto do dia; segundo, obtivemos um conteúdo que nossa concorrência não obteve – ou seja, publicamos material diferenciado; terceiro, publicamos informações do próprio presidente que poderão ser cobradas em reportagens futuras.
Obviamente que tentamos a entrevista ao vivo, depois por telefone. Não foi possível. Como você sabe, nenhum jornal está conseguindo esse contato.
Considero a entrevista um avanço para a Gazeta (não lembro de outra exclusiva de presidente da República no jornal). Não fizemos nenhuma pergunta para “encher a bola”  do entrevistado, tocamos em questões importantes para o estado – e a Gazeta foi o único veículo de comunicação a fazer isso aqui no Paraná.
Enfim, acredito que produzimos bom jornalismo.

O que me incomoda é essa informação completamente sem sentido e incorreta dando conta de quem dá as cartas na Redação da Gazeta.
Aliás, se o Caio Barssotti (que não trabalha no jornal) faz o que a nota diz que faz, qual a lógica de o texto com o Paulo Bernardo ter informação “conflitante”??

Enfim, Zé Beto, gostaria de me colocar à disposição para esclarecer qualquer dúvida futura que ocorra em relação à Redação da Gazeta do Povo.
Desde já, garanto: quem dá as cartas na Redação é a Redação. O Nelson Souza é o diretor. Como eu já disse, eu e o Camargo somos os chefes de redação. Franco Iacomini, Marleth Silva, Nadia Fontana, Eduardo Aguiar são os coordenadores. Há ainda os editores e os repórteres todos. É essa turma que dá as cartas na Redação. O que fazemos de positivo é mérito desse grupo. Os erros, idem.”

Compartilhe

Uma ideia sobre “A Redação da Gazeta do Povo e a nota "Brilha uma estrela…lá"

  1. renato

    Esse Oscar Röcker é um fraldão.
    Oscar, meu filho. Não existe jornalismo independente, diferente do que te ensinaram na faculdade, os donos do jornal têm seus interesses. De onde voce acha que vem a grana do teu salário? do jornal que é vendido na banca? dos anúncios? cai na real, Oscar.

  2. luis otavio

    Seja o Oscar da Gazeta inocente ou não, esse rapaz deu uma demonstração de ética e preocupação profissional. Apesar das críticas acima, vale um elogio a ele pelo cuidado, respeito e educação com que o mesmo fez seu posicionamento. Se eu fosse dono de jornal, gostaria de tê-lo como funcionário. Parabéns à ele, porém, também não acredito que exista independência na Gazeta do Povo e nem nesse Jornale desse tal de Bertholdo.

  3. Jeremias, o bom

    Gostaria de ter esse Oscar como genro ou como funcionário, mas que ele está no mundo da Lua, está!

    E que história é essa de Bertholdo, ó Luis Otávio? É parente daquele ex-advogado que seqüestrou e moeu de porrada o próprio sócio, tendo o presidente da OAB-Curitiba, como testemunha e cúmplice? Que grampeou um Juiz sei lá de onde? Que estava enfiado até o pescoço nos esquemas de compra de votos no Congresso Nacional?

  4. Ricardo Jabur

    hehe.
    A ciranda não para.
    Os comentaristas aí de cima devem ter defendido a imparcialidade da Gazeta no episódio do “dia seguinte”.
    Até o Zé Beto defendeu.
    Que tristeza, Meu Jesus Cristo.
    Que fase nós vivemos, Meu Senhor.

  5. carlos

    Gente! Jornalismo isento? neutro? onde? O departamento comercial sempre foi mais importante que a redação. Como dizia do Dr. Assis: quer ter opinião? compre um jornal (não o exemplar) E luis otavio, por amor ao Português, não há crase antes de pronome!

  6. Zé Bértio

    Ah tá. E do cacete que a Gazeta deu no PT em plena edição dominical este blog não fala nada???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.