- Meu palpite é que gostamos do futebol porque ele imita a vida. (Hélio Schwartsman)
- O futebol em seu estado mais puro faz isso com a gente: aponta para a vida e lida com a morte. Dá sentido à existência, eleva o lugar de mais significado e ensina que tudo acaba. Morremos, renascemos, tornamos a morrer. Começo, meio e recomeço. Não existe fim, o tempo não é linear, depois de acabar volta a começar. (Jamil Chade)
- Citados na coluna do mestre Tostão