11:19Nilson Monteiro no Canal do Poetariado

por Hamilton Faria

Nilson Monteiro é um poeta de muita história no jornalismo, na ficção e na poesia. Em verdade, sua síntese é a poesia, pois todas as suas múltiplas linguagens convergem para lá, da escritura ficcional a matérias jornalísticas.
O seu berço poético foi a Londrina dos anos 70, febril laboratório de talentos nas letras, no teatro, nas artes plásticas, na música e… na política. Escritores paranaenses e brasileiros reconheciam/reconhecem o dinamismo da Londrina destes anos de 70/80, e seus talentos que ficaram registrados nos grandes momentos da cultura brasileira, como Domingos Pelegrini, Arrigo Barnabé, Itamar Assunção, Neuza Pinheiro, Apolo Teodoro, Roldão Arruda, Kambé, Zé Antônio, Nitis Jacon, Mário Bortolotto e tantos outros.
Nilson Monteiro aproveitou o fôlego criativo da época e deu continuidade à sua obra com vários livros, entre eles, “Nem tão simples assim “, um belo livro de poemas, de forte lirismo e fina linguagem poética. A poeta Luci Collin diz: “Um livro de sanhas, senhas e de cios também. Rebanho de luas e um pensar delicado sobre o tempo, sobre as trilhas. Como o eterno presente, em meio a segredos e mistérios, aqui um anjo torto nos emancipa em plena luz.”

Nilson Monteiro é também membro da Academia Paranaense de Letras.
Lília Souza, também poeta, participará do nosso programa.
Muitos assuntos para a nossa próxima conversa no Canal do Poetariado, no dia 6 de maio, às 20 horas.

https://www.youtube.com/live/HYExb3rwDqs?si=aIRswv2EdfqD91x9

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.