15:12A Super Temporada

por José Maria Correia

Sou um litorâneo nascido por equívoco em Curitiba.

A cegonha ainda não tinha GPS e subiu a serra. Mas meus mais velhos, os Correias chegaram pelo mar e nas primeiras caravelas, foram ficando por Santos terra dos famosos Correia Velho e do filho Correia Novo. Depois vieram para Paranaguá e Antonina. Outros subiram a serra no ciclo da Erva Mate, como a minha bisavó Viúva Correia.

Sempre achei interessante essas condições que acompanhavam os sobrenomes o Velho, o Novo , a Viúva ou a jovem. Tenho vários amigos com esses nomes compostos , Velho Tavarnaro, Bassan Novo e o Bassan Velho , já falecido.

Na política do Paraná há o Requião Pai e o Requião Filho. O muito saudoso Zé Richa e o Beto Richa. Ratinho e Juninho, Pessutão e Pessutinho. Mário Pereira e o brilhante advogado Pereirinha e a filha Luciana , Secretária de Cultura. Maurício Fruet, o prefeito mais querido, e Gustavo Fruet. Os Khuri, Aníbal e o dínamo Alexandre, neto. Os Pimentel, O Velho Paulo ex governador muito jovial e o neto Eduardo na flor da idade . O doce poeta Jacques Brand e o filho o deputado Goura. A governadora Cida e a filha Maria Vitória. E muitos mais. Eu sou o Zé Maria e importantes agora são minhas filhas , genros e netos .

Sucessão de gerações.

E minha paixão é o litoral e Matinhos, onde meu tio Mozart Correia foi o primeiro presidente da Câmara Municipal quando o município foi criado. Tio Mozart , o Jajo, foi campeão pelo Athletico em 1934 e meu pai Murillo bicampeão em 1930 e 1934. Os dois foram enterrados com a bandeira rubro negra, o manto sagrado. E para meu pai o Zinder Lins cantou ao lado do caixão o hino maravilhoso que compôs. “ A camisa rubro-negra só se veste por amor” Chorei cachoeiras como dizia o Nelson Rodrigues

E a temporada? Me perdí do título em divagações, como sempre faço.

Mente fértil, indisciplinada e muitas memórias lindas e afetivas.

Confesso que fui advertido por um coronel do exército, Secretário de Segurança no período militar.“ O senhor delegado Zé Maria é um indisciplinado intelectual, não é como nós militares”. Respondi elegantemente: “ – Agradeço o elogio Coronel”.

Então em homenagem ao Coronel, disciplinadamente volto ao título “ A Super Temporada”. No manual do escritor o primeiro artigo diz que o mais importante é o título.

Estou em Matinhos e como um fiscal voluntário dos governos , observo tudo, mas não tenho o crachá e nem fecho os supermercados como aquele do Sarney.

Os olhos de ex- prefeito são implacáveis e analíticos, como um ex jogador de futebol que vira comentarista.

E o que vejo como resultado agora me agrada muito e é o trabalho de muitas décadas e realizações: Porto, Hospital Regional, Universidade pública. Praia com melhor índice de balneabilidade do Brasil. Saneamento absoluto.

Morretes, Antonina, Ilha do Mel, Pontal, Matinhos e Guaratuba.

As baías , Guaraqueçaba e os manguezais que encantaram o ambientalista Al Gore , vice presidente dos Estados Unidos, nas duas vezes que esteve navegando.

Nossas praias estão magníficas , resultado de muitos governos e investimentos que passam um bilhão de reais.

Tudo isso e mais a vontade de curtir muito depois da pandemia e das estradas com bloqueios e obras demoradas, herança de calotes da concessionária.

E o calor senegalesco atrai para os banhos .

Quem chegar vai se deslumbrar com as obras da Avenida Atlântica em Matinhos , Caiobá e balneários, não perde para o Rio de Janeiro , não há criminalidade ou violência – e o principal, praias limpas.

Começamos lá nos governos de Lupion e Ney Braga com as estradas e os Ferry Boats. Lá por 1982 com o Richa Velho em Caiobá, antes o plano diretor do Forte Neto e outras intervenções.

Depois em 1986 o governador Álvaro Dias fez a fundamental Alexandra para Matinhos, levou água potável aos balneários e abriu a Avenida Atlântica entre Praia de Leste e Matinhos,

O Requião fez a Avenida Paraná em Guaratuba.

Em 2001 o anti-ciclone comeu toda a orla de Matinhos.

Assumi a prefeitura e depois do meu antecessor recuperamos toda a orla com pedras e taludes em constante conflito com o mar e a natureza.

Conter a energia das ondas ,poderosas como uma bomba atômica não é simples.

Depois como Secretário de Pessutti fizemos intervenções importantes limpando e dragando todo o sistema de canais.

Beto Richa fez a primeira etapa da Avenida Atlântica e começou o estratégico contorno com
a avenida JK.

Grande mérito.

O pulmão da cidade.

E o grande avanço, justiça seja feita veio com a decisão do Governador Ratinho de investir meio bilhão de reais na revitalização que merece ser visitada e divulgada,

E a ponte tão sonhada que já iniciou.

Precisa ter muito peito para essas obras de grande porte e as outras rodoviárias que virão ainda,

Só vendo como está a nova Atlântica.

Bem, como tudo nunca é perfeito e o bicho homem
é perfeito em criar problemas temos os veranistas que ainda gostam de jogar lixo nas praias, dirigir embriagados e atormentar as pessoas com
as caixas de som alto insuportáveis.

Os sujismundos e os Jacú Boys.

Tarefas para as polícias que vem dando show de competência e a Operação Verão.

Então fica o convite .

Venham e aproveitem , fujam dos engarrafamentos que não tem solução em menhum país do mundo e cheguem abastecidos para não precisar ir aos mercados.

Sombra e Água fresca,

Vai ter muita festa, shows e muvucas.

De tudo um pouco, até sossego por algumas horas.

O mar está maravilhoso

Compartilhe

Uma ideia sobre “A Super Temporada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.