11:30Se Mandetta cair?

por Leandro Colon

Queda de Mandetta pode piorar vida de Bolsonaro, mas ameaça a dos brasileiros

A demissão de Luiz Henrique Mandetta do Ministério da Saúde seria um bom caminho para quem torce por uma rápida derrocada de Jair Bolsonaro.

Ao ameaçar a atual política de combate ao coronavírus, a queda do ministro provocaria reação política de altas proporções dos outros Poderes.

Isolaria mais o presidente dentro sua equipe ministerial, que tem apoiado Mandetta frente à pandemia.

pequeneza do presidente em relação ao ministro pode arriscar o futuro do governo no longo prazo e, no curto, ameaçar a vida dos governados por ele. Se você é dos que não suportam mais a gestão Bolsonaro e quer seu fim, só que está preocupado com a escalada imediata do vírus, então é melhor torcer para que ele e Mandetta se entendam.

O sonho do presidente é nomear alguém alinhado aos seus delírios científicos. Que abrace fórmulas baseadas na metáfora bolsonariana de que o vírus é como uma chuva em que 70% dos brasileiros vão se molhar e apenas os idosos serão os mais afetados (ignorando, por exemplo, o impacto da doença sobre jovens).

Para o lugar de Mandetta, fala-se muito do presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, e do ex-ministro Osmar Terra, entusiastas de restrições menos severas à população.

Hoje, o chefe da Saúde conta com o respaldo dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O presidente do STF, Dias Toffoli, e seus colegas não escondem o respeito pelo trabalho conduzido por ele.

Congresso, Supremo e ministros de peso, como Sergio Moro (Justiça) e Paulo Guedes (Economia), compartilham da defesa do isolamento social como ferramenta para brecar a velocidade do coronavírus.

Maia afirmou na sexta-feira (3) que Bolsonaro não tem coragem de demitir Mandetta nem mudar a política de combate ao coronavírus.

Quem torce pela vida espera que Bolsonaro continue sem coragem de mexer nas diretrizes atuais do ministério e, claro, que também erre em suas previsões de chuva.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

3 ideias sobre “Se Mandetta cair?

  1. SERGIO SILVESTRE

    Osmar Terra já tem certo traquejo com a família Bozo,principalmente com a primeira ou terceira dama como quiserem.

  2. Penacova

    Eu falei hoje com o presidente da câmara , ele disso que dará todo apoio ao Mandetta, e também terá apoio do senado e do STF, e todos os governadores, da junta militar, exército, marinha e aeronáutica. Neste cenário demitir técnico que está ganhando é jogar contra torcida. Por outro lado, Bolsonaro tem apoio dos evangélicos e da funerária santa Paulo e do crematório bom fim.

  3. Parreiras Rodrigues

    Bolsonaro faz o jogo dos pernas de pau, o Maia, o Alcolumbre (isso é lá nome de gente?), e do Fux, nada com a Fiat que é Lux, pelo contrário.
    Maia fuxicou que Bolso não tem peito para demitir Mandetta. Bolso, prá mostrar que tem aquilo roxo, demite. Bolso despenca mais ainda na aceitação popular, que já é uma titica. O que o Maia quer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.