7:19A quitanda do INSS entrou em pane

por Elio Gaspari

‘Ekipekonômica’ ressuscitou um velho problema e superou-se com blablabá empolado

O presidente do INSS, doutor Renato Vieira, disse o seguinte: “A seguir o atual fluxo, a atual produtividade do INSS, que tem demonstrado resultados positivos, sobretudo no último semestre de 2019, nós esperamos que nos próximos seis meses a situação esteja absolutamente regularizada”.

Ganha uma ida a Davos (sem agasalhos) quem souber como um serviço pode ter se tornado mais produtivo se há uma fila de 1,3 milhão de pessoas na porta da quitanda. O doutor Vieira poderia ser submetido à experiência de ter que esperar seis meses por um serviço que deveria ser prestado em 45 dias, abstendo-se de receber seus salários até julho.

O secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, anunciou que os çábios revelariam medidas para reduzir as filas. Tudo bem que passados três meses da aprovação da reforma e três dias do anúncio da formação de uma segunda “força-tarefa” ele não pudesse anunciar o que seria feito. (Quem ouvir falar em “força-tarefa”, “grupo de trabalho” ou “gabinete de crise”, pode ter certeza, lá vem enganação). As palavras de Marinho, contudo, exemplificam o uso da linguagem para embotar a compreensão:

“Estamos conversando com o ministro e estamos validando as propostas e possibilidades internamente. Estamos trabalhando desde a semana passada, porque envolve orçamento, estrutura organizacional. Precisamos ter essa responsabilidade de buscar respaldo técnico e jurídico.”

“Validando propostas” significa que os doutores ainda não decidiram o que fazer. “Estrutura organizacional” é aquilo que Delfim Netto chama de funcionamento da quitanda, ter berinjela para vender e troco para a freguesa.

Sua secretaria chama fila de “estoque” e ele já chamou a proposta de taxação do seguro-desemprego de “inclusão previdenciária”. Teria toda a razão se o desempregado que busca o dinheirinho do seguro pudesse optar entre a “inclusão” e a preservação da exclusão. Como essa alternativa não existe no seu projeto, o que ele faz é usar adereços verbais da moda para esconder roupa rasgada.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

Uma ideia sobre “A quitanda do INSS entrou em pane

  1. Zé loco

    Já não bastasse uma reforma que prejudicou a maioria dos trabalhadores, ainda passar por esta humilhação comum do poder público.
    Existe um descaso, e desculpas esfarrapadas de sistema, pois, se fosse para cobrar o previdenciário seria instantâneo.
    Ganham muitíssimo bem pelo que não faz. Ninguém está pedindo favor, apenas exigindo seus direitos, depois de 35 anos de contribuição. Isto demonstra que estamos nas mãos de incompetentes ou, retardo planejado para lucrar nas costas dos mais frágeis, proletariado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.