15:30Três anos depois, MP arquiva inquérito sobre licitação do transporte público em Curitiba

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) arquivou o inquérito sobre possíveis fraudes em uma licitação de 2010 para o transporte público de Curitiba.

A decisão foi publicada três anos e dois meses depois do fim da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte, na Câmara da capital.

Para a Promotoria, não foram identificadas irregularidades na licitação. No texto, a promotora aponta que não houve lesão à moralidade pública ou ao patrimônio público.

O relator da CPI, vereador Bruno Pessuti, diz que o arquivamento do processo surpreendeu a comissão. “Um misto de indignação e surpresa. A CPI e o Tribunal de Contas mostram indícios fortes de direcionamento da licitação”, afirma.

A CPI da Câmara investigou o transporte público curitibano em 2013. Na época, os vereadores ouviram 26 pessoas, entre donos de empresas de ônibus, representantes da autarquia Urbs e especialistas em transporte.

No relatório final, os vereadores sugeriram mais de 60 inquéritos por improbidade administrativa. O texto também aponta que seria possível retirar ou rever 15 itens da planilha que é base da tarifa – ou seja, a passagem poderia ser até 12% mais barata.

“Nós estamos debatendo na Câmara a formação de uma comissão especial ou até mesmo uma comissão permanente para debater a questão da tarifa. Com certeza, iremos fazer essa cobrança junto ao Ministério Público, porque os indícios são muito fortes”, diz Pessuti.

Compartilhe

5 ideias sobre “Três anos depois, MP arquiva inquérito sobre licitação do transporte público em Curitiba

  1. Zangado

    O compadrio entre os poderes públicos no Estado simplesmente não permite que se apurem malfeitos que possam reverberar nos altos escalões. Passe para cá o auxílio-moradia e fiquem com essa tarifa …

  2. Zé Ruela

    Inacreditável, esta só pode ser mais uma das diabruras a que são acometidos alguns dos membros MP. Estes novos paladinos da Justiça encontram chifres em cabeça de cavalo e, chegam a conclusões bizarras como esta.

  3. antonio

    Nunca vi uma CPI que tenha dado resultado. São feitas por quem não tem conhecimento dos assuntos e concluem alguma coisa na base do achismo. Fortes indícios de irregularidades é o chavão dos resultados. Ao invés do nobre vereador se indignar deveria isto sim é estudar prá fazer as coisas direito, ou não se meter a faze-las.

  4. Paulo

    O aumento extorsivo das passagens e a substituição, pelo atual Prefeito, dos projetos de modernização do sistema do transporte de passageiros na região da grande Curitiba que aconteceria com a introdução de Metrô e Veículos sobre Trilhos ( VLTs) não fariam parte da retribuição aos apoios dados pela Volvo e Concessionários dos Transporte Rodoviário durante a campanha eleitoral? Não é nada inteligente insistir na velha solução de ônibus quando a população não aceita mais esse modal, como está claramente evidenciado nas estatísticas de usuários do sistema que apontam redução expressiva de passageiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.