14:15Livro catálogo da jornalista Neri Baptista revela mais de trezentos artistas

Do jeito que veio:

150 anos de Arte Paranaense traz a história daqueles que retrataram nossas paisagens, cultura e costumes.

Desenhista, pintora e aquarelista, Iria Correa estudou técnicas artísticas com professores americanos que fundaram o Colégio das Meninas em Paranaguá. Começou pintando temas bíblicos, retratos, paisagens e naturezas mortas. Seu primeiro trabalho assinado data do ano de 1857. Por isto, é considerada a primeira artista paranaense. É a partir da sua história que a jornalista Neri Baptista apresenta no livro/catálogo 150 Anos de Arte Paranaense, 347 outros artistas.

Um trabalho que consumiu quase uma década chega agora às livrarias com lançamento na próxima quinta-feira, dia 15, na Biblioteca do Museu Oscar Niemayer. Segundo Neri “este catálogo tem por objetivo divulgar uma relação de artistas que, pelo seu talento e sua significativa produção, estrelaram o cenário artístico paranaense, e assim considero os seus representantes”.

A pesquisa histórica remete à uma época anterior ao Paraná existir como Estado. Desses 348 artistas, a metade mulheres, grande parte é nascida fora do Paraná, mas escolheram a região como seu novo lar. Na visão da jornalista, a característica da arte paranaense evoca a paisagem com pinheiros. “É um tema que talvez seja eterno”, opina a jornalista, que ressalta que a arte no Paraná surgiu cresceu e continuou não só bastante eclética, mas universal, acompanhando tendências globais em suas épocas.

“Mesmo porque, este era o seu destino, já que o entrelaçamento com estrangeiros, suas técnicas e estilos sempre foi muito íntima”, revela Neri que complementa “Não tenho a pretensão de apresentar um catálogo sem lacunas ou falhas, mesmo porque, a abrangência do assunto é uma questão relativa, dependente da visão de cada pesquisador.

Neri Baptista é jornalista, avaliadora de obras de arte credenciada no Paraná. Começou no jornalismo no extinto Diário do Paraná ainda na década de 60, sendo uma das primeiras jornalistas a cobrir a cultura paranaense. Foi colunista da Gazeta do Povo e redatora de arte da Secretaria da Cultura do Paraná e do Palácio Iguaçu.

Serviço

Lançamento do livro 150 anos de Arte Paranaense, de Neri Baptista

Biblioteca do Museu Oscar Niemayer

Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico

Data: 15 de Novembro – 18h

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.