20:32Adeus Ivonne Craig, a Batgirl da tv

Da Folha.com

Morre aos 78 anos Yvonne Craig, a Batgirl do seriado de TV dos anos 60

A atriz Yvonne Craig morreu na segunda-feira (17), aos 78 anos, após anos de tratamento contra um câncer de mama. Fãs de Batman rapidamente associam o nome dela a seu papel mais marcante: a Batgirl da TV.

Um dos seriados de maior sucesso em todo o planeta, que foi exibido em 101 países e ainda é reprisado em alguns deles, “Batman” teve três temporadas, de 1966 a 1968 –no Brasil, a série começou a ser exibida nos anos 1970.

No final da segunda temporada, quando a audiência começa a cair, a versão engraçada das aventuras do Homem-Morcego e seu pupilo Robin precisava de novo fôlego. E os produtora resolveram introduzir na temporada seguinte a Batgirl, versão feminina do herói.

Yvonne Craig tinha 30 anos quando ingressou na série. Nascida nos Estados Unidos, começou a carreira como bailarina e chegou a fazer parte do Balé Russo de Montecarlo. Mas desde os 20 anos passou a interpretar pequenos papéis no cinema. Ela atuou ao lado de Elvis Presley em dois filmes, “Loiras, Morenas e Ruivas” (1963) e “Com Caipira Não se Brinca” (1964).

Nos anos 1960, focou sua carreira para a TV. Além de “Batman”, ela fez aparições em outros seriados cultuados até hoje, como “Star Trek”, “James West”, “Agente da U.N.C.L.E.” e “Terra de Gigantes”. Mas foi como Batgirl que virou musa de nerds de TV.

A personagem era filha do comissário Gordon, a bibliotecária Barbara Gordon, mas sua identidade era conhecida apenas por Alfred, o mordomo de Bruce Wayne. Batman e Robin não suspeitavam que ela era a garota de máscara, capa e roupa justíssima que aparecia para ajuda-los a combater o crime.

A partir de 1972 ela deixou de atuar e passou a viver longe da imprensa. Ela teria trabalhado por décadas no ramo imobiliário, produzindo eventos para lançamentos do ramo.

Ela morreu em sua casa em Pacific Palisades, na Califórnia, assistida por enfermeiros.

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.