8:00Pela causa social

Pela causa

Paraná é representado pela ASID Brasil em programa internacional da Yunus&Youth

A ONG curitibana e outras 15 iniciativas ao redor do mundo foram selecionadas para a primeira turma de empreendedores sociais do projeto internacional

A ONG curitibana ASID Brasil está entre as 16 iniciativas de empreendedorismo social selecionadas para o Programa Global de Fellowship da Yunus&Youth, projeto internacional que visa orientar e capacitar jovens empreendedores, de modo a impulsionar suas organizações. A ASID foi selecionada entre 92 projetos de todo o mundo, ao lado de outros três negócios sociais do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Durante seis meses os participantes terão acesso a um programa online de estruturação corporativa, seminários focados no aperfeiçoamento do modelo de negócio, gestão e controle de gastos e uma rede de suporte. Entre os destaques da iniciativa está o programa de mentoria individual, que conecta cada participante a um empreendedor social de destaque.

 

Criada em 2013 por jovens inspirados nos conceitos de negócios sociais do economista Muhammad Yunus, Prêmio Nobel da Paz de 2006, a Yunus&Youth foi idealizada com o intuito de conectar os principais líderes de negócios com empreendedores que estão gerando impacto social. As atividades do grupo são coordenadas de Melbourne (Austrália), Rabat (Marrocos) e São Paulo.

“Com as capacitações e a mentoria a equipe da ASID estará preparada para aperfeiçoar o modelo de expansão regional iniciado neste ano e aumentar o impacto social gerado”, explica Luiz Hamilton Ribas, Diretor de Marketing da ASID.

Sobre a ASID

Fundada em 2010, a ASID (Ação Social para Igualdade das Diferenças) é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para melhorar a qualidade de ensino e a gestão nas escolas de educação especial gratuitas, resultando na abertura de vagas no sistema. Já são 18 as instituições beneficiadas em Curitiba.

O trabalho é totalmente gratuito para as escolas. Depois da aplicação do IDEE, a ASID traça o plano de ação, que envolve desde a capacitação dos gestores até a execução de obras nas escolas. Os principais projetos são:

Mão na Massa: obras realizadas nas escolas a partir de voluntariado. Participam trabalhadores e empresários das empresas parcerias, estudantes e familiares, além da comunidade do entrono das escolas, em um verdadeiro trabalho social transformador.

Capacita: cursos ministrados por profissionais das empresas parceiras que são especialistas em áreas estratégicas para as escolas, como finanças, administração e marketing, por exemplo. Os gestores das escolas são capacitados para que possam melhorar a gestão das instituições.

Líder Especial: projeto inédito em que as escolas de educação especial se transformam em verdadeiros laboratórios para os profissionais das empresas parceiras possam desenvolver suas competências de liderança, ao mesmo tempo em que contribuem com as instituições de ensino ao aplicarem seu trabalho.

Assessoria Administrativa: a ASID tem atuação direta nas áreas da gestão escolar que necessitem de melhorias, entre elas jurídico, financeiro, recursos humanos, marketing, liderança e captação de recursos.

Cada projeto conta com um ou mais investidores sociais, grandes empresas que entram com recursos e voluntários para a realização das ações. O dinheiro vem também de campanhas como a Especial, da qual participam atualmente 38 dos melhores estabelecimentos gastronômicos de Curitiba. Parte da venda de determinados itens dos cardápios é revertida para as ações nas escolas de educação especial. No caso de buffet por quilo, os restaurantes participam com valores mensais.

Para saber mais sobre a ASID, acesse www.asidbrasil.org.br ou na página da ASID no Facebook: www.facebook.com/asidbr. Acesse a vídeo institucional: www.youtube.com/watch?v=tUt3WeOq_Io.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.