Da assessoria de imprensa do deputado Elton Welter
Retirada de subsídio irá prejudicar o trânsito de Curitiba
Alerta do deputado Elton Welter, é que o fim do subsídio prejudica a mobilidade urbana e causa prejuízo à sociedade
Em pronunciamento na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (19), o deputado Elton Welter (PT), cobrou do governador Beto Richa um planejamento conjunto com os municípios da Região Metropolitana de Curitiba, para manter o subsídio do transporte coletivo, evitando-se que as tarifas aumentem ainda mais.
“Essa atitude é garantida tanto pela Constituição Federal quanto Estadual. A mobilidade urbana pressupõe uma visão integrada do transporte coletivo, e, um dos meios do legislador, do governador e dos prefeitos de melhorar e criar condições ideais para que as cidades não fiquem congestionadas e mais passageiros andem de ônibus, é criar formas para que a tarifa seja mais em conta e mais gente utilize o transporte coletivo” disse.
O deputado afirma que o Paraná vai na contramão e que o subsídio dado pelo governo no ano passado termina em maio deste ano. Ele alerta que as regiões metropolitanas são garantidas por Lei assegurando-se a participação dos municípios envolvidos e da sociedade civil organizada na gestão regional.
Welter ressalta que existe um trabalho articulado da Comec, que é responsável pelo planejamento e gerenciamento do transporte coletivo da RMC com auxilio da Urbs por meio de convênio, o que permite a população mais agilidade e menor custo no transporte.
O petista demonstra preocupação “quando um governador abre mão de planejar junto com os municípios aquilo que é dever constitucional. Quando se tira um subsídio que foi dado no ano passado e para correr atrás do prejuízo se fixa apenas a redução do ICMS do óleo diesel, promovendo uma economia de apenas 3% a questão realmente fica muito séria”.
Elton Welter revela que os municípios já subsidiam através do ISS com uma redução de alíquota de 5% para 2%, e o governo Federal nessa lógica desonera a folha de pagamento retirando os encargos sociais de 66,63% para 42,39%. Essa desoneração permite cerca de 18 centavos de redução na tarifa. O fim do subsídio por parte do governo estadual pode elevar as tarifas metropolitanas para mais de R$ 3.
“O governo que age desta forma causa prejuízo para o trabalhador e não é isso que queremos. O governador não pode administrar o Estado sem a participação dos municípios metropolitanos para garantir que a tarifa seja mais em conta melhorando a mobilidade urbana na capital” concluiu Elton Welter.
responsabilidade fiscal. nunca ouviu falar deputado?
É admissível que, em reportagem de ontem e coluna de hoje da Gazeta, ainda se tenha coragem de defender que a tarifa deveria ser mais de 3 reais? e pior aceitar que o custo seria o divulgado sem a efetiva abertura da caixa preta da URBS?
será que o entrevistado conduziu a licitação que manteve as mesmas empresas em Curitiba?
e por que a Gazeta não fala nada da licitação de 2010 e da que tramita para a RMC? como diz o ditado, só se resolve mesmo quando a causa é combatida senão apenas resta chorar o leite derramado!
Elton welter…zzzzZzzzzzzZzzzz….que papinho, deputado!!
Todo mundo fala mal do transporte coletivo de Curitiba, que está havendo evasão de passageiros, etc. etc.
Deveríamos lembrar ao “nobre” deputado do PT que, graças à administração petista, todo mundo pode ter carro pagando prestações menores do que o custo mensal de transporte.
Isso entupiu as ruas e esvaziou o transporte coletivo. É ótimo para todos ter carro.
Agora como resolver a equação muito mais veículos nas ruas e menos gente pagando as tarifas de transporte coletivo?