15:54Sem bitucas

Pela causa:

Iniciativa que proíbe jogar bitucas de cigarro no chão tem votação adiada

O projeto visando a instalação de lixeiras específicas para coleta de filtros de cigarro teve sua votação adiada por duas sessões na Câmara de Curitiba. De acordo com a iniciativa da vereadora Noemia Rocha (PMDB), quem jogar as bitucas no chão estará sujeito a autuação administrativa, segundo já disposto na lei municipal 11.095/2004, que regulamenta a destinação de lixo em vias públicas. Segundo a parlamentar, a matéria contempla ainda a destinação ambientalmente adequada do produto e a realização de campanhas educativas. “O projeto é bem completo e esperamos que ele seja aprovado. Em Curitiba, são recolhidas uma tonelada e meia de bitucas
por dia”, afirmou.
Noemia Rocha destaca que o projeto original foi adaptado para que a
proposta possa ser implementada. “Modificamos de uma forma que venha
para aprovação. Conversamos com a prefeitura e com o Meio Ambiente, e
descobrimos que é mais viável adaptarmos o projeto à logística
reversa”. Desta forma, os fabricantes e distribuidores serão
responsáveis pela instalação das lixeiras, coleta e destinação do
material.

Demora na aprovação

Durante o debate, a vereadora questionou a demora da aprovação de seu
projeto. “Desde 2009 este assunto está em pauta na Câmara e não recebe
aprovação. O Paraná aprovou muito mais rápido. Entraram com o projeto
deles dois anos depois do meu e já aprovaram.”

Compartilhe

9 ideias sobre “Sem bitucas

  1. Elton

    E aquelas jogadas pela janelas dos carros? Vão instalar lixeiras especiais entre as faixas para os motoristas jogarem suas bitucas? Essa Câmara Municipal me dá vergonha pela inutilidade dos projetos. E o projeto educativo? E a punição ou multa para quem jogar bituca no chão? E as bitucas que vão para os rios urbanos? Inadimissivel que uma pessoa que tem um orgasmo com um cigarro na boca, ao fuma-lo não seja capaz de manter a bituca na mão ou no lixo do carro porque tem nojo ou se incomoda com o cheiro dela. Ecce homo.

  2. Paulo Campos

    Está comprovado…nossa bancada de vereadores beira ao ridículo. Será que no dicionário de nossos “nobres” representantes não existem as palavras RELEVÂNCIA, PRIORIDADES ou mesmo SENSATEZ? Já deu pra perceber que estes senhores só sabem mesmo dar títulos honorarios e nomes de rua. Vai ser divertido ver um “fiscal” correr atrás de uma pessoa que jogou bituca no chão para aplicar-lhe uma multa….Só mesmo nossos “valiosos” vereadores…Salvem-se quem puder..

  3. macedi

    olha os nobres edis tambem poderiam fazer leis proibindo soltar pum em elevador, tirar meleca do nariz guiando carro etc etc leis importantes que vao melhorar em muito nossa cidade

  4. pizzaiolo

    VERGONHA, os ditos vereadores com seus altos salarios se preocupam com chepas de cigarros, deveriam é se preocupar em aumentar o salario dos pobres funcionarios da prefeitura, com as calçadas pagas, com o tal de potencial construtivo, que é simplesmente a regularização paga de uma coisa irregular pagando se concerta.

  5. antonio carlos

    Mais uma lei idiota e que ninguém vai cumprir. Eu costumo zoar dos que jogam bituca no chão; digo: tá multado, e as pessoas me olham com aquele olhar espantado, este cara está louco ou já ficou ? Experimentem fazerem isto, vão passar por idiotas, mas a experiência é legal. Não funciona mas vale a pena. Então vão se convencer de como perdemos tempo discutindo o sexo dos anjos ou a polêmica do quem veio antes, o ovo ou a galinha? Tentem e dêem boas risadas depois. Acarlos

  6. Kleber

    Poxa o pessoal é mto mal esclarecido e quer comentar em alguns posts… por favor… falar de lixeiras em meio aos carros…. afff…
    Que eu saiba já é proibido jogar lixo pela janela do veículo seja ele qual for… e na via publica tbm!! e graças a mentalidades como esta e outras de diversos aqui, que várias cidades do país são uma verdadeira lixeira, tenho orgulho de morar em Curitiba, apesar de ter piorado nos últimos anos com relação a limpeza… outra coisa, que não concordo é a desinformação do povo… por acaso alguém sabe quantas toneladas de bituca são jogados por dia em curitiba…??? e sabe como pode se reaproveitar isso com a reciclagem… ?? Pelo amor neh povo!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.