11:02Moção de apoio

Da assessoria de imprensa da vereadora Professora Josete:

Professora Josete e outros vereadores apresentam moção de apoio a Blog do Tarso

Requerimento é protocolado em resposta à iniciativa do prefeito Luciano Ducci, que pretende censurar o blogdotarso.com

Está previsto para ser votada na sessão desta quarta-feira (4), na Câmara Municipal de Curitiba, uma moção de apoio ou solidariedade ao blogueiroTarso Cabral Violin. A moção também vem no sentido de repudiar qualquer iniciativa que tenha o intuito de cercear a liberdade de expressão e de opinião.

Dizem os vereadores no requerimento: “As reflexões, livres, progressistas e democráticas como as que são veiculadas pelo Blog do Tarso, estão entre os princípios basilares do nosso sistema político, mesmos princípios que mantém a liberdade de imprensa no Brasil e contribuem para a manutenção do estado democrático de direito”.

E a moção conclui: “Além de repudiar toda e qualquer forma de censura, manifestamos nosso apoio e nossa solidariedade ao blogueiro Tarso Cabral Violin e, por meio dele, a todos os blogueiros e blogueiras progressistas do Brasil, perseguidos pelo medo e rancor do coronelismo anacrônico que, débil e senil, arvora-se nos resquícios de autoritarismo que ainda não foram apagados pelos ventos da história”.

CENSURA NÃO!
A moção é fruto de um momento delicado nas relações políticas da capital: o prefeito Luciano Ducci, candidato à reeleição na chapa que engloba PSB, PSDB, DEM e outros partidos, entrou com uma ação na Justiça Eleitoral pedindo que multas estratosféricas (que somam R$106.410,00) fossem aplicadas ao blogueiro, alegando divulgação de “pesquisas” eleitorais irregulares – o que foram publicadas no blog, na verdade, foram enquetes feitas entre os leitores da página, levantamentos de opinião que, de longe, não tinham condição de alterar a opinião pública a ponto de poder determinar ou influenciar o resultado das eleições.

Na prática, a judicialização iniciada por Luciano Ducci é uma forma disfarçada de censura, tendo em vista que o blog não tem fins econômicos – a página é mantida como um hobby de seu autor.

Em primeira instância, a ação foi rejeitada. O caso foi para o TRE, que decidiu aplicar a multa. O blogueiro (que também é advogado) noticiou que entraria com embargos de declaração junto ao TRE/PR. Os embargos foram negados. Agora, Tarso deve recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Compartilhe

8 ideias sobre “Moção de apoio

  1. Coronel Perseu Jacutingassa

    O Tarso nunca mais foi o mesmo depois que perdeu aquele cargo comissionado no governo Requião…

  2. LUCAS OLIVIERA

    Realmente nunca mais foi o mesmo. Ficou recebendo salário de diretor durante um bom tempo mesmo tendo virado ASPONE… Agora tá na hora de se responsabilizar pelas besteiras que fica falando e escrevendo… Use o dinheiro que ganhou na mamata para pagar a ação….

  3. carlo maia

    Engraçado, para falar mal dos outros, sendo cínico, dissimulado e maldoso em todas os seus comentários, o cara é macho !
    Foi função gratificada no governo Requião e não fez nada, absolutamente nada, foi uma figura pesada, apagada, preocupado em escrever um livro às custas do dinheiro público. Agora quer posar de vítima…
    É lamentável que vereadores gastem o nosso dinheiro para se preocupar com isso. Vamos trabalhar, gente !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.