9:32O aumento da remuneração das polícias no Paraná

por Claudio Henrique de Castro*

As recentes tratativas que resultaram no aumento salarial das polícias no estado do Paraná  demonstram duas importantes mudanças no Estado. A primeira: o discurso de campanha não foi uma armadilha eleitoral; o segundo: se avizinham políticas para conter a galopante criminalidade que se instalou no estado, da capital (do centro às periferias) e até  nos mais distantes rincões do interior. A Lei Seca, que trouxe nova dosagem nos limites de direção veicular, é uma lei que em algumas capitais “pegou”, como em São Paulo e Rio de Janeiro, entre outras. Em Curitiba ainda não, pela ausência de blitzes e equipamentos.

O número de telefone 190, que demora para atender e, dependendo da ocorrência, a chegada da viatura leva de meia a uma hora, também juntam à necessidade de mudanças. O treinamento das polícias, com formação em Direitos Humanos, de novas técnicas de prevenção e combate entram na pauta do novo horizonte em que as polícias podem atuar, ajustando-se aos novos desafios do Estado Democrático de Direito que deixou no passado a Ditadura de 1964 e aquela velha polícia formada desde o Estado Novo.

Mas o principal está por vir: a inamovibilidade dos Delegados, as investigações profissionais e a independência investigatória urgem no horizonte do Estado para se acabar com aquele exemplo que, até há pouco tempo, era citado de forma negativa nos Congressos de Direito, os chamados delegados calças-curtas, sem formação e indicados pelos políticos detentores do currais eleitorais.

Não só de pão vive o homem mas, sem dúvida, os reajustes anunciados significam um grande avanço para as valorosas corporações policiais, cujos integrantes arriscam próprias vidas pela segurança da sociedade.

*Advogado e professor de Direito

Compartilhe

4 ideias sobre “O aumento da remuneração das polícias no Paraná

  1. Gustavo

    Parabéns para o professor Cláudio,
    apenas uma observação, “…O número de telefone 190, que demora para atender e, dependendo da ocorrência, a chegada da viatura leva de meia a uma hora…”
    Isso se for uma terça-feira calma, senão meia hora apenas para ser atendido no telefone, e com muita sorte a viatura aparece, bem depois.

  2. Pablo

    Somente gostaria de acrescentar ao comentário do Gustavo:
    “Isso se for uma terça-feira calma, senão meia hora apenas para ser atendido no telefone, E DEPOIS É NECESSÁRIO REZAR PARA O ATENDENTE ESTRESSADO NÃO DESLIGAR O TELEFONE NA SUA CARA, e com muita sorte a viatura aparece, muita sorte mesmo.

  3. Jairo Estorilio

    Muito bem lembrado pelo colunista que o primeiro passo para um quadro melhor na segurança publica reside na melhoria salarial dos policiais.O anuncio das tabelas por parte do governo foi bem recebida na sua maioria, deixando o registro que a interferência do Dr. Reinaldo e do Dr. Micheloto nas negociacoes contribuíram muito para o resultado positivo. Importante lembrar que o Dr.Sebastiani da SEAP não poupou esforços pra concluir estas tabelas de forma clara e sincera, trabalhando inclusive durante o carnaval.
    Por obvio que ainda há muito trabalho pela frente,como por exemplo, a inamovibilidade do delegado de policia, mas como diz o velho adagio um degrau de cada vez, ja que a Segurança Publica caminha em boas mãos no Paraná .

    Jairo Estorilio
    Presidente Sindicato dos Delegados.

  4. Flávius

    Belo texto professor, mas pergunto: a PM e a PC (excluindo os Delegados), ficaram satisfeitas com as tabelas? Pelo que sei a PM recusou a tabela e a PC ainda vai analisar, então…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.