11:33Osmar Dias: “Em dois anos, 30% das escolas estaduais com educação integral”

Da assessoria de imprensa de Osmar Dias, candidato do PDT ao governo do Paraná:

Osmar Dias garante que vai lutar pela educação integral
Candidato ao governo do estado quer que, em dois anos, 30% das escolas estaduais ofereçam educação integral

 O candidato ao governo do Paraná, Osmar Dias, da coligação A União Faz Um Novo Amanhã, garantiu que vai lutar para que, em dois anos, 30% das escolas estaduais ofereçam educação integral. Osmar Dias se reuniu com cerca de 300 profissionais dos núcleos regionais da Secretaria de Estado da Educação na noite da terça-feira (20), em Curitiba, e reforçou que dará continuidade aos projetos desenvolvidos pelo atual governo. 

Tais projetos envolvem, principalmente, a valorização do profissional, passando por planos de cargos e salários, capacitação e incentivo aos educadores e funcionários. “Tudo o que foi conquistado será, no mínimo, mantido. Se vocês me derem o caminho para fazer melhor, vamos fazer juntos. Meu compromisso é com aqueles que defendem a educação pública, com os profissionais que fizeram com que o Paraná obtivesse a maior nota no Ideb e, portanto, a melhor educação do Brasil”, afirmou.

Em outras áreas, ganharão força também os projetos Leite das Crianças, que distribui um litro de leite todos os dias para cada uma das 160 mil famílias cadastradas, e que será ampliado, atingindo 220 mil; Luz Para Todos, que concede isenção e descontos na conta de energia elétrica; e Trator Solidário, que disponibiliza tratores mais baratos e a juros menores que os de mercado aos produtores rurais.

Profissionalização – A educação integral é uma das bandeiras do plano de governo de Osmar Dias. A ideia é, inicialmente, aplicar o modelo nas comunidades mais carentes de municípios com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média. Aliado a ela, o candidato defende o fortalecimento do ensino profissionalizante. “Este ano, o Brasil deve gerar 2,8 milhões de empregos. O maior problema do desemprego é a falta de profissionalização. Por isso, queremos unir escola técnica, profissionalização e a lei do estágio, de minha autoria”, disse.

As ações propostas foram apoiadas pela secretária da Educação, Yvelise Arco-Verde. Ela traçou um histórico dos projetos desenvolvidos pelo atual governo, que envolvem infraestrutura, valorização profissional, gestão democrática, capacitação de professores e inclusão. Yvelise entregou a Osmar Dias material com subsídios e propostas para seu plano de governo e ressaltou que todas as conquistas foram possíveis pela união das esferas Federal, Estadual e Municipal, e que isto deve continuar. “Foram oito anos de muita luta, que só poderia ser vencida com a construção coletiva”, disse.

A continuidade no alinhamento entre as três esferas do poder público foi garantida pelo candidato a vice-governador, Rodrigo Rocha Loures. Ele assumiu o compromisso com os profissionais da educação de “fazer mais e melhor”. “Vamos juntos fazer um belo trabalho pelo Paraná e continuar a ser referência nacional no que se refere a políticas educacionais”, afirmou.

O governador Orlando Pessuti também reforçou a importância das parcerias para o sucesso dos programas. “Juntos, participamos de um processo de mudança da educação, com políticas públicas que foram idealizadas em conjunto e que valorizaram o estudante e sua família, o professor e todos os profissionais da educação”, lembrou.

Também participaram do encontro os deputados Augustinho Zucchi, Wilson Picler, Cleiton Kielse e Beti Pavin.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.