14:38Horta mandala

O Incra/PR informa:

Assentamento referência em agroecologia no Paraná implanta horta mandala          

Assentados da reforma agrária no Paraná estão descobrindo uma nova forma de produzir uma maior variedade de alimentos em espaços menores, gastando o mínimo de energia e preservando ao máximo os nutrientes do solo. Trata-se do projeto Horta Mandala, implementado em 2007 pelo grupo de Agroecologia e Cooperação Terra Livre, com patrocínio da Eletrosul Centrais Elétricas. A horta ocupa uma área de 2,3 mil metros quadrados (m²) no assentamento Contestado, na Lapa (PR), distante apenas 70 quilômetros da capital paranaense.

De acordo com um dos coordenadores do projeto, Paulo Cesar Rodrigues Brizola, a Mandala é uma forma de agricultura na qual a terra é explorada sem a destruição dos recursos naturais existentes. A produção permite uma renda de R$ 250 semanais, porém, segundo Brizola, o maior benefício está na qualidade de vida dos assentados. “Vimos que é possível produzir alimentos de qualidade em pequenas áreas e com uma produção diversificada. Na Mandala produzimos vários tipos de verduras, e também frutas e ervas medicinais”, diz.

A experiência com a nova horta deu certo no assentamento e agora, com o apoio da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento (SEAB), do Governo do Paraná, serão construídas mais dez hortas mandalas. A medida beneficiará mais 35 famílias assentadas. O investimento nessa ampliação será de R$ 90 mil.

Histórico -No assentamento Contestado, aproximadamente 35% das famílias produzem de forma agroecológica.  São 33 famílias que possuem lotes certificados pela Rede Ecovida de Agroecologia. O número de famílias assentadas é de 108. O assentamento foi criado em 2000, na então fazenda Santa Amélia, que pertencia ao grupo Incepa, usada para o manejo de eucaliptos e pinus.

A madeira que era usada para alimentar os fornos da indústria de cerâmica passou a dar lugar a um tipo de produção agroecológica. Mais do que isso: na época anterior à criação do assentamento, viviam pouco mais de quinze pessoas na fazenda. Hoje, são mais de  quinhentas pessoas vindas de diversas partes do estado que contam com moradia, luz elétrica, água encanada e escola.
O assentamento é referência internacional, já que sedia a Escola Latino-americana de Agroecologia (ELAA). Dessa forma, assentados de outras partes do estado visitam o assentamento Contestado para conhecer as experiências em agroecologia.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.