10:59Leon Barg, adeus

Do site RPC:

Morreu nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, o idealizador e fundador da gravadora Revivendo, Leon Barg, aos 79 anos, vítima de um ataque cardíaco. O corpo de Barg será sepultado em Curitiba, Paraná. O nome do cemitério não foi divulgado, por enquanto.

Considerado um dos maiores colecionadores de discos do país, Leon Barg era um apaixonado pela música. Sua gravadora lançou centenas de discos de intérpretes brasileiros do passado. Ele chegou a passar 55 anos em busca de um exemplar do selo Brunswick que traz a interpretação de Carmem Miranda para o choro Se o Samba é Moda. E conseguiu.

Nascido no Pernambuco em 1930, Barg parou em Curitiba na década de 50. Já era adulto quando começou a comprar muitos discos. Nos anos 70, já tinha cerca de 20 mil títulos em seu acervo. Hoje, são 120 mil títulos originais.

“Minha primeira lembrança musical foi ouvir, com ouvidos de menino, na vitrola da vizinha, os frevos-canções Julia e UI, Que Medo Eu Tive!, na voz de Francisco Alves. Alegrei a juventude, na minha doce Recife, com frevos, serenatas e bailes, estes animados muitas vezes por orquestras internacionais, e fazendo amizades que nunca se apagam, apesar dos muitos e muitos anos em Curitiba, cidade muito amada onde constitui família”, disse.

Em 1987, montou a Revivendo com o intuito de reeditar o seu próprio acervo. O primeiro LP lançado pela gravadora foi com Francisco Alves e Orlando Silva cantando versões.

Entre os lançamentos da gravadora estão a caixa Raros Compassos, que traz gravações raras de canções de Tom Jobim. São três CDs que mostram, entre outros, Vicente Celestino soltando a voz em “Se Todos Fossem Iguais a Você”, Elza Soares com “Só Danço Samba” e a desconhecida dupla caipira Mara & Cota interpretando “Eu sei que Vou te Amar” e “Eu não Existo sem Você”.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.