15:06Senai inaugura Escola Gráfica

Boa notícia. Vai como veio:

O Sistema Fiep, por meio do Senai, e em parceria com o Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado do Paraná (Sigep) e Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Regional Paraná (Abigraf-PR), inauguraram nesta quinta-feira (12), em Curitiba, a Escola Gráfica Senai, um empreendimento de 600 metros quadrados, localizado na unidade do Senai na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). A nova escola vai qualificar e formar profissionais para as diversas áreas da indústria gráfica do Estado.

          “Essa inauguração representa o reestabelecimento de uma escola de importante valor para o setor industrial. É a retomada do Senai no atendimento à indústria gráfica do Paraná, principalmente em Curitiba e Região Metropolitana, onde o setor é um dos mais dinâmicos no Estado”, disse o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, na solenidade de inauguração da Escola Gráfica. Ele ressaltou o importante papel do empreendimento no fortalecimento das empresas do ramo. “Teremos a formação de jovens – com os cursos de aprendizagem -, o aperfeiçoamento para aqueles que já atuam nas indústrias, e a qualificação profissional”, citou o presidente. O retorno, afirma ele, será o aumento da produtividade e o desenvolvimento do setor.

            Entre obras para adequação do espaço, reformas e aquisição de novos equipamentos, o Senai investiu cerca de R$ 900 mil no empreendimento. De acordo com o diretor do Senai Paraná, João Barreto Lopes, essa é a primeira parte do investimento. “Agora buscaremos parcerias com empresas para que disponibilizem outros equipamentos”, disse Barreto.

A Escola Gráfica conta uma sala de aula e três laboratórios para editoração, preparação gráfica e impressão. São ilhas de edição para material gráfico (DTP -desktop publishing); unidade de CTP (computer-to-plate); módulo de impressão digital A3; duas máquinas impressoras offset, para uma e duas cores; guilhotina automática; máquina para dobra de folhas; coladeira de cola quente (hot melt); e uma máquina de corte e vinco, para acabamento dos produtos.

O presidente do Sigep e da Abigraf-PR, Sidney Paciornik, destacou a grande importância da escola na melhoria do grau de habilitação dos trabalhadores do ramo. “Todos os segmentos da indústria gráfica paranaense precisam de mão-de-obra mais qualificada”, disse.

Atendimento e programação

O retorno direto do investimento, segundo o diretor do Senai, será o aumento da capacidade de atendimento da entidade. A nova escola prevê para este ano, o atendimento para 500 novos alunos.
        Além dos cursos de aprendizagem em Editoração Gráfica, que já acontecem no Senai CIC, estão programados oito cursos de qualificação para este primeiro semestre: Photoshop (32 horas), Illustrator (32 horas), CorelDraw (32 horas), Fechamento de Arquivos em PDF (16 horas), Produção Gráfica (32 horas), Impressor Offset preto e branco (60 horas), Impressor Offset cores (100 horas), e Formulação de cores com tinta pastosa (40 horas). Informações sobre os cursos podem ser obtidas a partir de segunda-feira (16), pelo telefone (41) 3271-7100, ou diretamente na unidade do Senai na CIC, na Rua Senador Aciolly Filho, 250.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.