6:21TSE confirma anulação da vitória de Belinati

Do G1:

O Tribunal Superior Eleitoral confirmou na madrugada desta sexta-feira (19) a decisão tomada pela própria Corte no dia 28 de outubro, que anulou a vitória do prefeito eleito de Londrina, Antonio Belinati (PP). Ao analisarem recursos protocolados contra a inelegibilidade do pepista, por maioria os ministros rejeitaram os pedidos.

Belinati disputou os dois turnos da eleição em Londrina por força de uma decisão do ministro do TSE Marcelo Ribeiro, que acatou recurso contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que havia cassado o registro de candidatura do pepista. Belinati ainda pode entrar com novo embargo de declaração contra a decisão desta madrugada.

A Justiça eleitoral de Londrina ainda não diplomou nenhum candidato como prefeito do município. Caberá ao juiz eleitoral do município declarar eleito o vencedor do segundo turno, Luiz Carlos Hauly (PSDB), ou convocar um novo segundo turno na cidade, entre Hauly e Barbosa Neto (PDT). Ainda não está definido, porém, se a decisão será tomada ainda este ano ou somente após se esgotarem todas as possibilidades de recurso no TSE, que não terá tempo hábil para analisar uma eventual contestação ainda este ano, uma vez que o ano Judiciário se encerra nesta sexta.

Impugnação

O TRE-PR considerou Belinati inelegível após o Ministério Público Eleitoral ter pedido a impugnação de sua candidatura, sob o argumento de que as contas do candidato, referentes à época em que foi prefeito da cidade (1997-2000), foram reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Eleições

No primeiro turno, Belinati obteve 98,4 mil votos (36,38% dos votos validos) contra 63,8 mil (23,61%) do adversário Hauly. O terceiro colocado, Barbosa Neto, recebeu 62 mil votos (22,92%).

Já no segundo turno, Belinati foi eleito prefeito com 138.926 votos (51,73% dos votos válidos) contra 129.625 votos de Hauly (48,27%).

Compartilhe

2 ideias sobre “TSE confirma anulação da vitória de Belinati

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.