20:46Time grande não cai

mengo121.jpg

mengo101.jpg

Fotos de Orlando Kissner

O que diriam agora os idiotas da objetividade ao se deparar com este 5 a 3 em cima do Flamengo que não só tirou o Atlético do rebaixamento como o colocou para disputar a Taça Sul-Americana? O idiota da objetividade é aquele que torce mas não acredita em força da torcida, em mística, em história, em tradição. Ele diz: futebol é bola na rede e mais nada. Pois foram oito gols para um jogo que o mais sensato pensou num empate, o otimista atleticano sonhou com um a zero, por aí. O Atlético fez cinco e continuou sendo o mesmo time medíocre deste campeonato brasileiro inteiro. Uma das piores equipes de toda sua história, um amontoado de jogadores esforçados – e mais nada, claro que com a rara exceção do goleiro, sim o goleiro, Galatto, que vale o ouro da cor da camisa que veste. Mas o futebol não é isso. O que move quase 25 mil pessoas para um estádio, a fim de ajudar o time a não cair, é mais até do que amor, é algo que pode até ser definido na placa escrita pelo torcedor aí flagrado pelo grande Orlando Kissner, o Polaco, que é coxa-branca. “Time grande não cai”, rabiscou ele antes de ir para o estádio. Passou sufoco durante o jogo e só abriu-a quando não tinha mais jeito. Time grande cai. O Vasco despencou hoje, mas aquelas letras ali não tem este significado direto, aquele que o idiota da objetividade lê. Ali está escrito, não em preto, mas em encarnado, como dizem os nordestinos: “O meu time grande não cai”. E ele poderia ser até o Ibis, o Combate Barreirinha disputando a Suburbana, o CSE de Palmeira dos Indios, enfim, aquele que faza a bola rolar e bater no coração para bombeá-lo. Pois nós, torceres, vivemos disso. Quantos não foram os que acenderam velas e rezaram nesta semana para que o Atlético não sofresse a humilhção suprema que é ser humilhado pelo Coritiba? E as promessas. Ali perto da fanáticos uma disse que pararia de fumar se o time ganhasse. Quando o quinto gol saiu, ela jogou o cigarro inteiro, pisoteou-o, entregou o maço para a irmã e revelou que também estava fazendo isso porque o filho, integrantes da Fanáticos, tinha começado com o vício. Alguém não acha emocionante ver um piá de seis anos, no colo do pai, tirar a camisa do time e gritar como um condenado em cada gol batendo no peito para traduzir sua paixão? Os idiotas da objetividade acham que isso não influencia, que essa energia não passa para os jogadores. Neste ano a torcida rubro-negra penou o ano inteiro com as atuações horrorosas e o risco da degola ficando cada vez mais forte à medida que o campeonato estava chegando ao fim. Mas, tudo mudou, sem mudar nada. Hoje houve festa do alívio. Houve chuva de gols. E o time continuou jogando pedra. Mas a bola é redonda. E a paixão, amor, ou sabe-se lá o quê pelo time é isso que só entende quem é.

Compartilhe

38 ideias sobre “Time grande não cai

  1. John

    Nunca um texto exprimiu tanto a verdade, a realidade, como esse. Se fôssemos, efetivamente, levar em consideração a bolinha que esse time vinha jogando desde o início do ano, evidentemente já teria caído em junho. Coisas que o futebol nos oferece. O Atlético praticou uma atividade parecida com o futebol em 2009, sem precisar apelar para um Matthäus ou um Artur Neto. Teve em Geninho um cidadão que aqui veio colocar seu prestígio em jogo tentando salvar um amontoado de quebradores de bola da queda prevista. Veio, viu e venceu! Ampliou o respeito e a adoração de uma imensa torcida (menor que a do CORITIBA) e jogou na cara daqueles hipócritas e insignificantes dirigentes e baba ovos a permanência na série A. Torcer contra o Atlético eu faço desde que me conheço por gente. Afinal de contas, futebol é paixão. Mas não reconhecer o óbvio é ignorância. O mais lúcido dos torcedores percebeu hoje que chegou ao fim a era Petraglia, ditatorial e prepotente, arrogante e presunçosa, era daquele que levou o clube ao apogeu administrativo e o jogou no cadafalso dos comuns e inservíveis. Não existe mais espaço para pessoas como Petraglia no mundo. Precisa de gente que venha com uma mentalidade sã e serena, que venha para somar e não para dividir. Quem manteve o Atlético na série A foi o seu maior patrimônio: a torcida rubro negra. Essa sim que tem direito a comemorar e pedir para mudar!!! Até 2009, mais uma vez…

  2. jonas

    Realmente fomos campeão com uma festa que parou Curitiba,bandeiras,carreatas e gritos de Furacão o melhor de 2008.
    Furacão na veia

  3. NAGIB

    Parabéns, Zé!
    Apesar do Atlético e Flamengo não praticarem o futebol que se esperava, valeu pela vitória e permanência no futebol de elite.

  4. Lucy

    John, vc me perdoe, mas esse perfil citado por vc para caracterizar o Petraglia é idêntico à grande maioria da torcida poodle. E não esqueça que não apenas os atleticanos foram obrigados a aturar isso. É só ver o que esse lixo fez ao proibir a entrega do troféu ao Coritiba em plena Arena. Mesmo paranista, reprovei essa atitude com louvor. Ah, sem contar tb as atitudes estúpidas para com a imprensa esportiva do estado.

    Que vcs tenham sorte e consigam tirar o Coronel da Baixada. Apesar de arrogante e metida, foi a torcida que salvou o clube,e não os seus dirigentes… Isso é fato e eu não discuto!

  5. bia

    Uhuuuuu!
    encarnado e encantado
    nesse domingo de emoções.
    o trétis é que nem malandro.
    judia mas eeenche de emoção!

  6. marcelo

    qua, qua, qua,
    só não caiu porque o flamengo veio a passeio.
    e porque havia 4 times piores.

  7. Rodolfo

    Parabéns Nação Rubro-Negra! Valeu!
    O Furacão é assim mesmo, emoção até o fim, raça quando mais precisa. Foi o choro, o riso, o coração saindo pela boca e a vibração da torcida Fanática que fizeram do jogo de ontem um momento único e mágico. Como é o futebol. E viva São Geninho e São Galatto.

  8. Mig

    É óbvio que o Flamendo entregou o jogo. Tanto que o primeiro gol foi contra. Se jogasse para valer jamais tomaria uma goleada de um time aos pedaços como o do Atlético. E agora? Como o presente será retribuído?

  9. Paulo

    Foram campeões ??? Timinho medíocre merece uma torcida medíocre…buzinaço por permanecer na 1. Divisão…não fez mais que a obrigação…agora voltem para a casinha que o Coronel quer trocar de barco e precisa que os trouxas dos torcedores viabilizem a negocição…

    SAV

  10. Franco Atirador

    É mesmo: time grande não cai. Só time pequeno e sem expressão, como Atlético Mineiro, Corinthians, Grêmio, Palmeiras, Botafogo…

    Já time grande, enorme… melhor do mundo… do universo. comemora não cair na última rodada….

  11. Lu Hexa

    Que coisa !!!! Comemorar a vitória num jogo em que o Flamengo , não se pode dizer, que entrou em campo, e mesmo assim marcou três !!!! è assim mesmo… time grande tem que comemorar esse feito…

  12. Ops!

    Agora, subitamente, os ervilhas e paranadas, deitam falação sobre algo que não conhecem. O Atlético é e sempre será superior. Desculpem a falta de modéstia, mas mesmo nas crises demonstramos nossa força, ao contrário de vocês que esmoreceram e visitaram o inferno e da onde nunca deveriam sair!

  13. Max

    Time grande não cai nem fica duas temporadas na segundona. O pior é quem não tem o que comemorar, pela mediocridade da campanha, como o Coxinha, ou melhor, sai comemorando o artilheiro, que nem foi o único goleador – ficou ao lado do Kléber e do Washington…rsrsrsrs…e ainda queriam ir para a Libertadores!!!

  14. Cazuza

    O Coxa não tem jeito. Será sempre um timinho, que saiu o rabinho entre as pernas ontem e com mais uma derrota. A verdade: do 5º ao 13º é tudo a mesma coisa, tanto faz. Voltem vocês pra casinha e fiquem sonhando com o estádio monumental!

  15. franco

    então este é o grande furacão que começou o ano batendo recordes, depois perdeu o título para o coxa na arena e agora comemora a campanha medíocre.

    só não caiu porque o flamengo não quis.

    alegria de pobre é isso.

  16. toret

    Digam o que quiserem, seus coxas branquelos e azedos.
    Nenhum (eu disse nenhum!) time tem torcida tão vibrante que nem que nóis!

  17. Bigan

    Esse Nagib so sabe fazer uma coisa bem, isso é babar ovos do Betinho, dizer que o Atletico e Flamengo, não praticaram o futebol que se esperava, o cara é louco um jogo de oito gols e ainda assim não foi emocionante para ele o cara enjoado. ATLETICO,ATLETICO, ATLETICO ATE A MORTE.

  18. franco

    o numero de gols só mostra a fragilidade dos dois times.

    torcida é igual em qualquer lugar do mundo, mas como os atleticanos não conhecem nada além da meia-arena, pensam que só eles sabem torcer

  19. zebeto

    franco, o texto foi dirigido exatamente para um idiota da objetividade como você. torcida é igual em qualquer lugar do mundo, é? a diferença é que muitos idiotas também são burros. aí, meu chapa, não tem jeito. em tempo: o Coritiba não merece um elemento como você.

  20. Bibiana

    Êta coxinhas, sempre recalcados e invejosos! Perguntem aí na esquina a classificação do Furacão, do Sport, do Vitória…e o Coxa? Que time é esse? Quem conhece? Se matem! Vocês serão sempre inferiores.

  21. caveirão

    Torcida é tudo igual? Onde? É, deve ser mesmo. A vibração do Caldeirão é a mesma do Alto da Glória, da Vila Capanema…é uma energia sem fim! Inclusive o Brasil todo comenta isso. Pare de piada, companheiro, e se conforme com a superioridade rubro-negra (em tudo, é claro).

  22. Crusoé

    Errou, Zé Beto.
    O Coxa não só merece, como só tem tipinhos como o comentarista aí de cima.

  23. Flores

    Realmente o grande número de gols na Arena demonstra a “fragilidade” dos dois times. E o que dizer de Coxa e Sport? O 4×3 é o quê, então? Fragilidade do mesmo jeito, principalmente do time centenário, que perdeu para o Vasco e para o Ipatinga vergonhosamente. E não venham com essa de entregou isso e aquilo. É ruim mesmo.

  24. franco

    sou torcedor do grêmio, cuja torcida deu um show ontem, e dá show sempre, muito melhor que os atleticanos, que nem avalanche sabem fazer.

    mas vocês desconhecem, porque acham que só existe no mundo a meia-arena.

    reafirmo: torcida é igual em qualquer lugar do mundo, mas como os atleticanos não conhecem nada além da meia-arena, pensam que só eles sabem torcer.

    é por isso que comemoram com champanhe o 13º lugar, porque não sabem que houve 12 times à frente, já que no mundo só existe a meia-arena.

  25. Kali Kalache

    Lindo, Zé Beto!

    O menino da fila de cima da minha levou máquina e raspou o cabelo depois do jogo. Pena que a promessa foi cumprida pela metade, pois acabou a pilha! Furacão pode até perder a força, mas quando retoma é devastador!!!

  26. Osdrovaldo

    Nossa, quanto rancor e ódio.
    Até parece que todos, atleticanos e coxas, não tem nenhuma pessoa de seu circulo de relacionamento afetivo que torce para o rival.
    Calma lá povo, no fim das contas é só um jogo que virou um excelente negócio de entretenimento…

    A vida aqui fora continua…

  27. John

    Esse bate-boca só serviu até agora para um motivo: mascarar a incompetência do Atlético ante a bola, instrumento ou ferramenta primordial do jogo ao qual a maioria dos seus “atletas” não conhece direito, a chamam de Senhora Bola. O que vocês, torcedores, querem comparar com A ou B depois de um desempenho pífio e medíocre de seu “time” (amontoado soa melhor) de futebol??? O que foi dito pelo Franco foi reforçado pelo Crusoé, pela Bibiana, pelo Caveirão, pelo Toret, todos idiotas da objetividade, que acham que tudo voltou às mil maravilhas. Meus caros: superioridade rubro-negra aonde??? Em cima de Vasco, Ipatinga, Portuguesa e Figueirense??? Um lugar na Sulamericana apaga o fiasco que tiveram nessa temporada???

  28. bia

    Manda esse franco ir curtir sua gauchada, oras!
    É igual a Maria Bueno, mais bonita a fé do povo por ela que sua beatitude, se existir.
    franco, voce é um chato!

  29. raul

    o franco está certo, os atleticanos não sabem o que é um olimpico lotado ou o pacaembu em jogo do corinthians, só conhecem o seu cubículo e acham que é a única coisa no mundo

  30. Dyego

    Não só a torcida mostrou, mais o atletico faz jus de estar na primeira divisão!!!! demonstrando que time grande não cai.

  31. Isadora

    O Flamengo Sempre Será Meu Time de ♥
    Mesmo ele perdendo Ou Ganhando Nunca Mudareei de time
    Poiiis esse é meu time de ♥
    Amoo ele .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.