12:57Juiz manda prender seis pelo conflito e mortes na Syngenta

Do site Gazeta do Povo Online, em reportagem de Gladson Angeli e Claudemir Hauptmann:

O juiz Juliano Nanuncio da 1ª Vara Criminal de Cascavel, no Oeste do estado, decretou as prisões preventivas de seis denunciados pelas mortes de um segurança e um sem-terra, durante um conflito ocorrido em 21 de outubro, na fazenda da Syngenta Seeds, no município de Santa Tereza do Oeste. Já foram confirmadas as prisões de Nerci de Freitas, dono da empresa N.F. Segurança, que prestava serviços para a multinacional, e do segurança Rodrigo de Oliveira Ambrósio.

Eles estão detidos na 15ª Divisão Policial de Cascavel, Oeste do estado. A advogada da empresa de segurança, Edineia Sicbneihler, contestou a prisão. Ela disse que seu cliente prestou todas as informações durante o processo de investigação. Também foram decretadas as prisões dos líderes da Via Campesina e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na região, Celso Ribeiro Barbosa e Célia Aparecida Lourenço e de outros dois funcionários da N.F Segurança, Alexandre Magno Winche Almeida e Alexandre de Jesus.

De acordo com o Ministério Público (MP) do Paraná, as prisões preventivas visam garantir que os denunciados não atrapalhem o processo e evitar uma eventual fuga. Outras 13 pessoas foram denunciadas pelo MP por envolvimento nas mortes e outros crimes. A denúncia foi feita com base no inquérito policial do Centro de Operações Especiais (Cope). Entre os denunciados está o presidente da Sociedade Rural do Oeste do Paraná, Alessandro Meneguel. Ele é acusado de formação de quadrilha armada, fazer justiça com as próprias mãos e lesões corporais leves.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.