18:04Sindicato informa que as escolas estaduais vão parar nesta quinta

A APP Sindicato informa:

Escolas estaduais param nesta quinta-feira (15)

Greve de um dia marca luta dos educadores, no Paraná, pela implementação da Lei do Piso

Durante esta quinta-feira (15), as 2.136 escolas da rede estadual de ensino do Paraná – que atendem mais de 1,3 milhão de estudantes – vão parar em protesto ao não cumprimento no Estado, e em boa parte do país, da lei federal nº 11.738/2008 (Lei do Piso Salarial Profissional Nacional). A APP-Sindicato está organizando a ação dos educadores paranaenses. Em Curitiba, onde ocorrerá o ato central, são esperados milhares de trabalhadores na Praça Santos Andrade, a partir das 9h. O grupo sairá em caminhada até a o Palácio Iguaçu, sede do governo estadual. Uma reunião entre uma comissão do sindicato e membros do governo está marcada para as 11h.

As reivindicações dos funcionários de escola e professores da rede são: implantação de um terço da jornada dos professores como hora-atividade; aplicação do novo valor do Piso Nacional do Magistério (que teve um reajuste de 22,22%). O Paraná está 18,67% abaixo do PSPN; reajuste de 14,13% para funcionários de escolas; implantação de um novo sistema de atendimento à saúde, em substituição ao atual modelo do Estado, o SAS e, por fim, a destinação de no mínimo 10% do Produto Interno Bruto (PIB) – que é a soma de toda riqueza produzida no país – para o setor.

Alguns atos pelo Estado - Além da mobilização na capital, os núcleos sindicais da APP realizam em diversos municípios atos regionais. Em Cambará, está programada passeata e panfletagem, a partir das 8h30, na Praça Dr. Miguel Dinizo. Em Cascavel, ao ato acontece na ‘Boca Maldita’, com concentração marcada para as 08h30 e uma caminhada até o Colégio Estadual Wilson Jofre, que receberá um abraço simbólico dos educadores em defesa da reforma do prédio. Em Foz do Iguaçu, a concentração ocorrerá, a partir das 9h, na Praça das Nações, com passeata e panfletagem até a sede do Núcleo Regional de Educação.

Em Londrina, o ato regional também inicia às 9h, com concentração em frente ao prédio do Banco do Brasil, no Calçadão.  Em Maringá, a concentração inicia às 9h, na Praça Raposo Tavares, com caminhada em direção ao Núcleo Regional de Educação. Em Pronta Grossa estão previstos dois atos municipais: um em Ortigueira (a partir das 9h, em frente ao Colégio Estadual Altair Mongruel) e outro em Ventania (passeata e panfletagem, no período da manhã, no Centro da cidade). Em Toledo haverá uma mobilização em frente ao Núcleo de Educação local, com saída da Praça Willibarth, às 9h30. Em União da Vitória, o ato será em frente ao prédio do Núcleo da APP (no antigo calçadão da Avenida Manoel Ribas), a partir das 9h.

Uma ideia sobre “Sindicato informa que as escolas estaduais vão parar nesta quinta

  1. alberto lepasky(guardiao do velho oeste)

    pergunta aos senhores orientadores municipais de transito.
    por que neste momento dois elemntos do transito muncipal protegem um caminhao de som estacionado na contra mao em frente a Assembleia legislativa.
    veiculos usados para manisfetação tem prerrogativas especiais?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>