13:08Petrobras x Paulo Francis

por Carlos Heitor Cony

Durante o escândalo do mensalão, a opinião pública acreditou que, em matéria de corrupção, o poder havia atingido um limite insuperável, para não dizer inédito, na política nacional. Ledo e ivo engano. Em poucos meses, com as sequelas que continuam e que ainda não terminaram, explode uma bomba bem maior e letal para o governo que há mais de dez anos vem sendo manipulado pelo PT.

Desde o início de que, mesmo não sendo a Dinamarca, havia alguma coisa de podre no reino da Petrobras, meu primeiro pensamento foi o calvário de um jornalista, meu amigo Paulo Francis. No programa que então fazia, e gravado em Nova York, ele acusou os sobas que mandavam na maior estatal do Brasil.

Não chegou a citar nomes, falou que o estado maior da Petrobras, engenheiros, diretores e seus respectivos patronos formavam uma quadrilha de bandidos que roubavam descaradamente a empresa, justamente em sua cúpula administrativa e técnica.

Evidente que a “suspeita” do Francis foi desmoralizada pela própria Petrobras, que usando e abusando do dinheiro da fraude, processou o jornalista por calúnia, no foro de um país que tem a fama de ser o mais severo na matéria. A multa chegaria a US$ 100 milhões, mais custas e honorários.

Seus amigos e admiradores, como Fernando Henrique Cardoso, José Serra e outros do mesmo nível procuraram o presidente da empresa para explicar o absurdo do processo e da multa. A Petrobras, com o dinheiro dos outros, venceu a questão.

Paulo Francis entrou em depressão, tal e tanta, que meses depois morreu subitamente. Agora tomamos conhecimento gradativo que um jornalista culto e bem informado tenha feito as acusações que hoje são objeto de uma CPI e de um clamor que atinge não somente a honra da nação, mas a vergonha de todos nós.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

8 ideias sobre “Petrobras x Paulo Francis

  1. Arnaldo Camargo

    O povo não liga para a corrupção. Após as denúncias envolvendo diretores da Petrobrás a Presidente subiu nas pesquisas!

  2. sergio silvestre

    Arnaldo inocente,você acha que a Petrobras e outros Bras só estão sendo roubados hoje??????????
    Desde que começou a nova republica o roubo é descarado e o Brasil está podre.
    Veja que aconteceu com os prefeitos do PSB em Pernambuco e Alagoas,o governo federal mandou 3.5 bilhões para os municípios e roubaram tudo.
    Minas Gerais mesma coisa é ladrão pra todo lado,aqui no Parana está cheio tambem,depende do MP,TJ ETC,mas estão todos no bolso dos políticos e o RACHID é dividido para todos,

  3. leandro

    Pelo que falaram na época a ” nova república” começou após a saída dos militares do poder. Então, será, é o que eu estou pensando a ideia seria….. ? Não ,não acredito !

  4. sergio silvestre

    Larga a mão de ser medroso o Leandro e fale o que você esta pensando.
    Seria sim a volta dos militares ,fechar congresso e judiciário,jogar uns quinhentos cargueiros bufados cheios de políticos no mar,fazer uma faxina completa,outra constituição mais adequada ao Pais e começar tudo do zero.por que do jeito que está,daqui a pouco vais ter que produzir 3 e dar dois para o governo gastar.
    Esses caras viraram uns megalomaníacos que tomaram conta do poder e da justiça,que só prendem putas ,pobres e pretos e só servem para servir o interesse de políticos corruptos e enriquecer advogados da irmandade.
    Estamos se tornando um Pais andrógeno,com uma comunicação direcionada para a viadagem.
    Tem cagões que não gostam de ouvir isso,mas é a pura verdade.

  5. leandro

    Que medroso que nada. È isso mesmo a volta dos militares sim. Não e nunca esperaria que fosse o teu pensamento. Ainda acho que é gozação tua, mas que o país tá uma merda tá, independente de qualquer partido ou candidato. Não saio daq

  6. leandro

    Ops! Fiquei tão surpreso que até errei com o “control ALT |DEL ” no teclado. Mas retomando não esperava tua reação. Vem coisa pior ainda no próximo ano, não precisa ser pitonisa para saber .

  7. toledo

    O melhor de todos os Presidentes foi o Príncipe FHC que foi tão mané que reconheceu um filho que não era dele e agora os cornos desse mané estão se sentindo órfãos. Nossa direita é uma bosta.

  8. Paulão

    Dos militares temos uma herança que ninguém fala: qual o custo da ponte Rio-Niterói, da Transamasônica, etc. Ninguém contou, ninguém viu. Em plena ditadura e arbítrio era mesmo impossível fiscalizar e cobrar alguma prestação de contas sobre essas e outras obras. Dizem que Mário Andreaza, o ministro dos Transportes, enriqueceu a si mesmo e a outros com a construção da ponte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.