20:49Justiça Eleitoral condena Gazeta do Povo e o jornalista Celso Nascimento

O Tribunal Regional Eleitoral condenou o jornal Gazeta do Povo e o jornalista Celso Nascimento a pagar multa de R$ 50 mil por conta do conteúdo de uma coluna publicada no dia12 de setembro. Sob o título “Projeções sujeitas a chuvas e trovoadas”, Nascimento divulgou um estudo feito por um cientista político, cujo nome foi mantido no anonimato, que previa, de acordo com cálculos por ele levantados, uma possível vitória de Osmar Dias, candidato do PDT, na eleição do próximo domingo. A coligação que apoia Richa entrou com pedido, aceito pelo TRE, afirmando que o texto era um exercício de futurologia, com intenção de distorcer fatos e influenciar os leitores. Sabe-se que a decisão dos juízes do TRE não foi unânime – e sim, apertada. A determinação da Justiça proíbe a Gazeta do Povo e o Portal RPC de veicular tal matéria ou reproduzir tal conteúdo em qualquer outro veículo vinculado ao grupo. O departamento jurídico da RPC estuda o caso e deve entrar com recurso.

15 ideias sobre “Justiça Eleitoral condena Gazeta do Povo e o jornalista Celso Nascimento

  1. Carlos Lima

    Mais do que justo. Este veículo e este colunista foram contra o governo Requião por 8 anos, por motivos de foro intimo. E agora resolveram bater no Beto, por motivos de foro intimo. Quem sabe o significado de foro intimo nestas duas situações??? Eu não sei. Uma vergonha. Como assinante me dá nojo.

  2. Euclides Franco

    o Celso Nascimento se estivesse na Venezuela, pelo seu estilo, estaria servindo fielmente ao Hugo Chavez!
    Podem acreditar!

  3. Acir Cardozo

    Agora, é só deslocar o jornalista Celso Nascimento para a seção “horóscopo” da Gazeta…rssss.
    Tenho certeza de que o cientista politico vai acertar na mosca o resultado.

  4. Jeremias, o crente

    Beto Richa tem todo o nosso apoio nas censuras às pesquisas eleitorais (Ibope, Datafolha, Vox Populi), na censura à revista Istoé e agora na ação contra o jornal Gazeta do Povo e seu colunista.

    Todos aqueles que dizem que Osmar Dias vai vencer têm que ser censurados, processados, calados.

    Afinal, Beto tem um nome e um sobrenome a zelar. Lembrem que ele foi eleito onze vezes o melhor prefeito (não sei se do Brasil ou do mundo).

    Precisamos de Beto no Governo para ajudar José Serra a combater o petismo ateu e desvincularmos definitivamente o Brasil dos vizinhos incômodos, em especial da Venezuela, que tem aquele coronel ditador Chavez que, em pleno século 21, censura a imprensa venezuelana e não respeita a democracia.

    Quem é Serra é Beto. O Brasil pó demais.

  5. Dr. Dioclécio Salustiano

    Ninguém melhor que a Justiça Eleitoral para frear a campanha sórdida que o jornalão tem promovido contra o Richa.
    Reflexo de minha indecisão, tenho tentado acompanhar com imparcialidade os argumentos das campanhas, que diga-se são pura baixarias, dos 2 lados. Mas de tanto bater no ex-prefeito e passar a mão na cabeça do Osmar e por conseqüência do Requião, é importante que a Justiça Eleitoral ponha rédeas na Gazetona, porque senão ela é quem vai escolher o futuro governador e não o eleitor.
    Quanto ao Celso Nascimento, acompanhei com entusiasmo a oposição que fez ao Requião nos últimos anos, pragmática e fundamentada. No entanto, contra tudo que ele pregou, vem fazendo campanha subliminar para o ex-desafeto, deixando transparecer que a sua opinião veiculada na coluna muda conforme a estação.
    Se eu pudesse dar um conselho a ele, ainda que o Osmar ou o Richa ganhe, ele deveria pedir desculpas aos leitores do jornal, porque a sua recente opinião o diminuiu muito. O Celso ficou pequeno diante do que tem escrito. De combativo articulista passou a burro de carga. Quem lê as suas colunas, tem discernimento, sabe. Ao invés de bater no Requão e contribuir para a sua não eleição, ajudou a elegê-lo. Isso mesmo, a Gazetona e o Celso ajudam o Requião, puro contrasenso. Vai restar ao Celso apenas os furos de reportagem, porque as suas opiniões, não mais interessa. A Gazetona daqui um pouco, conforme quem ganahr a eleição, vai por ele pra correr. Então, ele precisa pedir desculpas e reformar o discurso, para não ficar apenas em nossa memória.

  6. Fred

    Assisti ao julgamento ontem e se não me engano a votação foi por 4 a 2 (apresidente não precisou votar pois não houve empate). Ainda, o colunista não se baseou em cientista político, mas em um professor de matemática do qual não se divulgou nome ou credenciais.

  7. Lucas

    A Gazeta do Povo deveria escolher melhor seus colunistas. Faz tempo que esse tal jornalista deixou de usar a coluna para informar e expressar sua opinião.

  8. Da Poltrona

    Realmente, o “estudo de futurologia política” veiculado na coluna do Celso Nascimento causou estranheza.
    Esse jornalista estava tendo uma credibilidade notável, mas com essa matéria, não sei se por falta de notícia ou querendo marcar ponto, exorbitou e decepcionou.
    Fez-se justiça, ainda a tempo.

  9. Lucas

    A Gazeta do Povo virou planfleto do PT e do Requião. Aliás, eles não batem no ex-governador por puro cagaço de que da boca grande do cara saia acusações graves que deponham contra a IMAGEM IMACULADA da Gazeta.

  10. Mano

    Realmente a matéria referida foi lamentável, subestimaram nossa inteligência, tendenciosa demais. Não adianta agora protestar pela sua “indevida” divulgação.

  11. Parreiras Rodrigues

    A questão da exigência do diploma para o exercicio do jornalismo tende a perdurar. Por causa de comportamentos tais…

  12. sodeolho

    Todo mundo conhece esse jornalista, e desde sempre, ele foi tendencioso. Essas velhas raposas ainda reinam na republicana Paraná.Muito bem dada essa multa, só se mexerem no bolso dele para tomarem vergonha na cara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>