5:51José Domingos Scarpelini, adeus

José Domingos Scarpelin  faleceu no início desta madrugada em Curitiba. Ele era primeiro suplente de deputado federal, foi ex-deputado estadual, ex-prefeito de Apucarana, secretário especial do governo do Paraná e superintendente do Ibama. Scarpelini tinha 67 anos e lutava a há seis contra um câncer. Estava internado no Hospital de Cruz Vermelha, em Curitiba. Era advogado e minerador. Deixa esposa, três filhos e dois netos. O velório acontece a partir do meio-dia na Capela Vaticano, ao lado do Cemitério Municipal. O corpo será cremado em cerimônia apenas para a família.

 

 

7 ideias sobre “José Domingos Scarpelini, adeus

  1. Antonio Simplicio

    Um dos poucos políticos sérios que conheci. Tive a honra de ser seu chefe da gabinete quando prefeito de Apucarana. “Zé” tinha uma enorme preocupação com os mais pobres. Adeus, amigo Zé…

  2. Parreiras Rodrigues

    Sempre quando passo na rodovia do Café, na frente do quartel do 13º BIM – Batalhão de Infantataria Motorizada, em Apucarana, lembro que o Scarpa morou ali por alguns dias tempo da Ditadura.
    Mais na frente – sentido Interior, no entorno, as barragens para tanques de peixe e lá em cima, as alas de mangueiras às margens do asfalto. Foi o prefeito que mais planou árvores em todo o Paraná e por isso, todos os seus pecados lhe são perdoados, não é mesmo Meu Deus?
    Defeitos vários, virtudes mais do que eles, dentre elas, o diretismo por não mandar recado.
    Era franco, duela a quien duela.
    Eu gostava muito dele, pois como eu, louco também. Ou, éramos loucos e não sabíamos.

  3. Brimos da Gleisi

    Roberto Requião deve a ele e ao Baiano da Foice encontrado por Scarpellini nos cafundós de Apucarana a história dos pistoleiros do Oscar Martinez e José Carlos Martinez em 1990.
    A vitória ocorreu com ele e sua invenção.
    Baiano foi contratado por Requião após eleito na Casa Civil em 1991 e Zé Domingos Scarpellini rompeu com Requião, virando inimigos.

    http://baianodovale.blogspot.com.br/2011/10/baiano-da-foiceo-heroi-da-piquiri.html?m=1

    http://cicerocattani.com.br/cavalos-de-requiao-trazem-ferreirinha-de-volta/

  4. Brimos da Gleisi

    http://www.bemparana.com.br/tupan/as-cavalgadas/
    Quem levantou a acusação contra o senador, relativa ao período de governo, foi, como se dá com a maior parte das denúncias, um seu ex-aliado, no caso o ex-deputado e ex-prefeito de Apucarana José Domingos Scarpellini, um dos mais importantes encenadores do Ferreirinha e da vinda do Baiano da Foice ao teatro eleitoral, o da primeira vitória.

  5. Ivan Schmidt

    Na verdade (ou uma das versões) sobre a história dos pistoleiros a serviço da família Martinez, na região Oeste, foi levantada por um delegado “calça curta” que atuava em Apucarana, que mais tarde pressionou o governador Álvaro Dias para ser nomeado delegado titular…
    Na época, fiz uma ampla reportagem em vários pontos do Oeste paranaense sobre a questão das grilagens e mortes de posseiros, quando os remanescentes da família Bálico que havia sido expulsa de suas terras em Assis Chateaubriand e as retomaram na “marra”… entrevistei dezenas de pessoas e li muitos processos existentes em cartórios e fiz uma descoberta genial: o tal Ferreirinha simplesmente não existia, pelo menos como o pistoleiro que diziam ter sido…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>