17:12As universidades estaduais em audiência pública

Da assessoria de imprensa do deputado Tercilio Turini

Audiência pública na Assembleia discute crise nas universidades

Deputados estaduais, reitores, representantes da comunidade universitária e do governo se reúnem nesta terça em Curitiba

A crise nas universidades estaduais, as dificuldades no diálogo com o governo do Estado e a busca de alternativas para solucionar o impasse são temas de audiência pública nesta terça-feira (dia 12), às 9 horas, no Plenarinho da Assembleia Legislativa. Participam dirigentes das sete universidades estaduais e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, representantes dos professores, agentes universitários e estudantes, deputados estaduais, lideranças de entidades da área de educação e de outros segmentos da sociedade.

O objetivo é contribuir para as universidades apresentarem seus problemas, principalmente de falta de recursos e de pessoal, e esclarecerem informações sobre a situação financeira das instituições. “As universidades estão sofrendo ataques frequentes, com bloqueio de verbas de custeio, divulgação de números questionáveis sobre a gestão das instituições e tentativa de desgaste perante a opinião pública. A audiência será um bom momento para universidades e governo colocarem seus posicionamentos”, afirma o deputado estadual Tercilio Turini. 

Como presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia, ele é um dos organizadores da reunião juntamente com os deputados Péricles de Mello e Tadeu Veneri, que presidem respectivamente as comissões de Cultura e de Direitos Humanos. “Todos os reitores foram convidados, assim como o secretário de Ciência e Tecnologia, professor João Carlos Gomes, para termos um debate produtivo e com proposições para minimizar a crise”, diz Tercilio Turini.

Uma ideia sobre “As universidades estaduais em audiência pública

  1. marcio

    A Gazeta tem feito algumas reportagens sobre os produtos “intelectuais” que saem das universidades, o que explica o problema de recursos delas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>