8:51TV Coroados

Segue o verbete sobre a TV Coroados, de Londrina, publicado no livro “Assis de A a Z – A Enciclopédia do Século 1905-2005” (Editora L2M, 2008, SP), do jornalista e escritor Marcos Barrero, chapa do beque aqui desde os tempos em que ele era editor da revista Placar. 

A TV Coroados, canal 3, é inaugurada no dia 21 de setembro de 1963. Primeira emissora a retransmitir programação para Assis e a segunda instalada em cidade do interior do país. Surge na rápida erupção da jovem Londrina, nadando de braçada no ouro verde chamado café. A iniciativa é de Assis Chateaubriand, o Chatô, então comandante dos Diários Associados, empenhado numa cruzada para solidificar a Rede Tupi de Televisão. A exemplo da cabeça de rede, a nova emissora também recebe nome indígena. É uma homenagem aos kaingangues que ocupam originariamente a região do Norte do Paraná. Na programação local, o ator curitibano Ari Fontoura ganha um horário com sua trupe de comediantes e os cenários passam a ser produzidos pelo artista plástico Juarez Machado, emprestado pela TV Paraná. No final da década de 1960, a emissora migra para as mãos do grupo do ex-governador Paulo Pimentel. São mantidos programas locais, mas o poder de fogo é concentrado na retransmissão de atrações das TVs Record, a melhor do país na época, e da Excelsior, pioneira em novelas diárias às oito da noite, superproduções como Redenção, iniciada em 1969 e encerrada depois de 596 capítulos – o mais longo folhetim da história da TV brasileira.  

       A TV brasileira, inaugurada em 1950 com o advento da TV-Tupi/SP, finalmente bate à porta dos lares assisenses no final da década de 1960. No princípio, as imagens chegam numa triangulação, sem a recepção direta das emissoras da capital paulista. Os Vieira Dias, interessados no crescimento de seus negócios, não esperam a boa vontade das emissoras da capital e instalam na cidade uma estação repetidora da TV Coroados. A programação traz aroma de naftalina, em videoteipes com até quinze dias de atraso, mas o lapso é superado por ar e graça da novidade. Aparecem as figuras do televizinho (os sem-TV que moram ao lado) e do telecalçadão (o telespectador de vitrine de loja). Pouco a pouco, crescem as vendas de aparelhos nas boas casas do ramo.

      A pioneira TV Coroados, canal 3 de Londrina, passa a transmitir para Assis sua programação local. As principais atrações são o palhaço Picollino, rebento da família circense Queirolo, e o Show do HM, entrevistas do colunista social Oswaldo Militão, o Amaury Júnior da época. Nas tardes de sábado, o Ala Jovem, apresentado pelo cantor Osvaldo Diniz, é um arremedo de Jovem Guarda. Ao mesmo tempo, a emissora exibe as novelas diárias da TV Excelsior e os hoje clássicos da TV-Record: Bossaudade (apresentado por Elizete Cardoso e Ciro Monteiro, acompanhados pelo Regional de Caçulinha e com convidados como Donga, João da Baiana, Pixinguinha, Agostinho dos Santos, Dorival Caimmy e toda a chamada Velha Guarda do samba), O Fino da Bossa (com Elis Regina e Jair Rodrigues), Jovem Guarda (com Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wanderléia e toda uma trupe de jovens cabeludos e suas ruidosas guitarras), Família Trapo (com Ronald Golias, Zeloni, Renata Fronzi e Jô Soares, entre outros), Praça da Alegria (com Manoel de Nóbrega sentado no banco), Corte Rayol Show (variedades, com Agnaldo Rayol e Renato Corte Real), Moacyr Franco Show, Quem Tem Medo da Verdade (inquisição televisiva apresentada por Carlos Manga), os históricos festivais de MPB, nos quais surgem Caetano Veloso (Alegria, Alegria), Chico Buarque (A Banda), Gilberto Gil (Domingo no Parque) e os Mutantes (com o ranchariense Dinho Leme na bateria).           

      A chegada da TV determina o início do fim do cinema em Assis. Ao longo dos anos, a população troca definitivamente a sala de tela grande pela sala de casa com a telinha em preto e branco. A oferta aumenta: surgem a TV Tibagi/Apucarana, em 1967, e a TV Tarobá/Cascavel, em 1968. A Rede Globo, de Bauru, entra no ar no início da década de 1970, quando também a tela ganha cores. Em 1980, a TV Coroados é transferida para a Rede Paranaense, retransmitindo quase toda a programação da Rede Gloco, com apenas 40 minutos de produção local diária. Em 2006, a Globo é sintonizada em Assis através de sua afiliada TV Tem, de Bauru, da rede de comunicação do empresário J.Áwila, dono também do grupo de jornais Bom Dia. A cidade recebe ainda sinais das redes Cultura, SBT, Record, Bandeirantes e Vida. Em 1995, surge a emissora por assinatura TVCabo Assis. Operam também os canais locais e comunitários 10 e 22. A denonimação Coroados para tribo significa “grupos indígenas de língua jê, que, com a designação de caigangues, vivem em São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; em Mato Grosso e Goiás são conhecidos como bororós”, conforme definição em verbete do Dicionário de História do Brasil, de Moacyr Flores,  publicado pela Editora da PUC/RS, PA/1996.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.