7:45Osmar Dias e os números do Ibope

A assessoria do senador Osmar Dias (PDT) enviou o texto que segue. Nele, mostra os números da pesquisa do Ibope feita na capital e recupera outra, do mesmo instituto, realizada no Estado há cinquenta dias. Acompanhem o raciocínio:

Comparativo entre pesquisas do Ibope sobre a preferência do eleitorado do Paraná ao governo do Estado apontam que o pré-candidato do PDT ao Palácio Iguaçu, Osmar Dias, domina as intenções de voto no interior paranaense e mantém o índice na capital.  Pesquisa Ibope/Band News feita somente em Curitiba e divulgada nesta segunda-feira, 20 de julho, mostra Osmar Dias com 14% da preferência dos eleitores da capital, igual índice de sondagem do mesmo instituto divulgada em 1º. de junho passado. Considerando a somatória de Capital e Interior, a pesquisa Ibope de junho aponta empate técnico entre o pré-candidato Osmar Dias e o prefeito Beto Richa, com 41% para o tucano contra 40% do pedetista. O candidato do PMDB, Orlando Pessuti, tem 7% da preferência dos eleitores em todo o Estado.
Em ambas as pesquisas Ibope (de junho e esta última de julho) Osmar Dias mantém 14% do eleitorado na Capital e a preferência pelo nome do pré-candidato pedetista cresce no interior, segundo dados levantados entre 29 de maio e 1º. de junho. O levantamento coloca Osmar com 45% contra 32% do prefeito Beto Richa, na região sudoeste paranaense. No Norte do Estado o senador tem 50% e o prefeito curitibano 30%, enquanto no noroeste a diferença de Osmar para Beto é de 58% contra 29% do tucano. No Centro-Oeste a pesquisa dá 54% ao pedetista e 25% ao prefeito da capital. O pré-candidato peemedebista, Orlando Pessuti, aparece na pesquisa feita em todo o Estado com 8% na Capital; 4% na Região Metropolitana e Litoral, 9% no Sudoeste; 8% no Norte; 7% no Noroeste e 4% no Centro-Oeste. Brancos e nulos são 6% e indecisos outros 6%. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa estimulada Ibope/Band News aponta o prefeito de Curitiba, Beto Richa, com 63% da preferência do eleitor curitibano, seguido pelo senador Osmar Dias, com 14% e 4% do vice-governador Orlando Pessuti. A pesquisa Ibope/Band News ouviu 805 pessoas somente em Curitiba entre os dias 16 e 18, com margem de erro de 3 pontos porcentuais. 
A sondagem feita entre maio e junho passado considerando os votos da capital e interior, na qual foram entrevistados 1008 eleitores, mostra que o prefeito Beto Richa tinha à época 70% da preferência dos curitibanos, número acima da última pesquisa do instituto feita em Curitiba. Na pesquisa de junho, Beto Richa lidera no litoral e Região Metropolitana com 66%, contra 18% de Osmar Dias e 4% de Orlando Pessuti.

Compartilhe

8 ideias sobre “Osmar Dias e os números do Ibope

  1. Mutuka

    Essa é a vedadeira VIDA COMO ELE É!
    Devemos somar todas as intenções de votos.
    Capital e Interior.
    Aí sim teremos margem para análise.

  2. SFU

    Primeiramente, esclareço que não sou eleitor habitual de Osmar Dias, nem o serei. Só o fui, contra Requião. Mas, esse teu esclarecimento é importante, pois os desavisados podem ter lido, ontem, uma informação que os levaria a um erro de conclusão. Já o teu papel como colunista bastante lido, é importante na divulgação dos dados globais do estado, embora estimulado por Osmar, para que se obtenha a visão final, do momento. Agora, deve-se considerar, também, que Osmar é uma figura vastamente conhecida, há décadas, pelo estado todo. Já, Beto, porta ocorrências apenas no norte do Paraná e, agora, Curitiba. Fiquemos de olho, pois, nessa evolução de ambos os nomes, ao longo do tempo vindouro, até a confluência das eleições, levando em conta, ou a consolidação do nome Osmar Dias, ou o conhecimento e crescimento do nome Beto Richa.

  3. Pé Vermelho

    Atenção para Beto, Osmar, Álvaro, dona Gleicy. Pessuti: Estou publicando o perfil desejado de candidato a governador 2010 por dez entre dez eleitores: 1) não empregar nenhum parente, nem mesmo transversalmente; 2º) não ficar resmungando sobre a administração anterior; 3º) respeitar a imprensa respeitável; 4º) justificar toda e qualquer viagem, com relatório de viagem e discriminação de gastos, incluindo acompanhantes; 5º) não apenas parecer honesto, mas ser honesto; 6º) mostrar boa educação, civilidade, urbanismo e comportar-se como estadista…

  4. Doutor

    Também não sou eleitor do Osmar Dias, muito menos do Álvaro, mas é impressionante como toda imprensa se deixou levar facilmente pelo truque da turma da prefeitura: divulgar uma pesquisa em Curitiba, feita como se fosse do Paraná todo. E pensar que Curitiba é 18% do eleitorado do estado. Essa é a nossa imprensa. Fico pensando o que o interiorzão tá achando disso tudo.

  5. Bozzanno

    Nessa pesquisa do 41 x 40 tem uma pergunta sobre o confronto direto entre Osmar e Beto. Porque a assessoria do senador não a divulga?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.