11:43A denúncia de Gleisi no Chile

Da assessoria de imprensa da senadora Gleisi Hoffmann

No Chile, Gleisi denuncia prisão política de Lula

A senadora e presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, viajou ao Chile no último final de semana para participar de encontro da Aliança Progressista, que reúne os principais partidos de centro-esquerda do mundo. Na oportunidade, ela também se encontrou com a ex-presidenta chilena Michelle Bachelet e denunciou a prisão política do presidente Lula a representantes de toda a América Latina e diversos países.

No sábado, Gleisi se reuniu com partidos da Frente Ampla, para os quais ressaltou que a prisão de Lula é ilegal e inconstitucional, por não haver trânsito em julgado e pelas falhas de todo o processo.

“A presidenta do Supremo não pauta a discussão sobre prisão após segunda instância, em grande parte por pressão da mídia. É uma questão difícil para nós, porque não resta a quem recorrer”, disse. Ela citou que já é ventilado na mídia que, caso Lula retirasse sua candidatura, ele poderia ser solto, o que mostra que é um processo “evidentemente político”.

Gleisi relembrou que durante o governo de Lula foram vários os tratados assinados entre Brasil e Chile, como a criação da Unasul (União de Nações Sul-Americanas), da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), entre outras. Ela agradeceu a solidariedade a Lula e ao povo brasileiro a partir do golpe de 2016.
“Esse golpe entrou agora em sua nova fase, querem impedir o companheiro Lula de se candidatar a presidência nas eleições previstas para esse ano, pois a direita e os golpistas sabem que se ele for candidato, ganha a eleição. Por isso a sua prisão política”.
Ela também falou que Bachelet, por ter os pais perseguidos na ditadura chilena, também valoriza a democracia e acrescentou que “entende nossa revolta e angústia ao assistir no dia a dia a democracia sequestrada no nosso país”.
Gleisi falou do ataque a tiros no acampamento Marisa Letícia, da Vigília Lula Livre e disse estar preocupada com os atuais governos do Brasil e Argentina, que se unem para destruir conquistas históricas como a Unasul.
A ex-presidenta do Chile, Michelle Bachelet, defendeu Lula e Dilma em fala ao Congresso Nacional de seu país durante evento neste domingo (29). Defendendo a democracia, ela afirmou que “existe um princípio chave em todo o lugar, que são as urnas, onde está localizada a soberania popular”.
Michelle recebeu das mãos de Gleisi o prêmio “Aliança Progressista 2018”, por sua luta pela liberdade, justiça e solidariedade.
VÍDEOS DO EVENTO NO CHILE
Compartilhe

2 ideias sobre “A denúncia de Gleisi no Chile

  1. Frik

    As urnas Smartmatic, que garantem a pseudo-democracia à bolivarianos e homens-fortes árabes e/ou islâmicos, né?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.