17:18Agora vai!

O Governo do Paraná, através da Secretaria de Segurança, anunciou hoje que “a polícia vai deter motoristas que não entregarem suas carteiras de habilitação suspensas pelo Detran-PR”. Sem comentários. Leia o texto divulgado pela Agência Estadual de Notícias:

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari, anunciou que a polícia vai deter motoristas que não entregarem suas carteiras de habilitação suspensas pelo Detran-PR. Quem receber a notificação e não entregar a CNH em 48 horas, poderá ser preso em flagrante pelo crime de desobediência. A medida segundo o secretário é preventiva e pretende aumentar o índice de “obediência” dos motoristas à ordem de entregar suas carteiras e passarem pelo curso de reciclagem. A resolução foi assinada por Delazari nesta quarta-feira (27).

“Temos mais de 100 mil notificações de suspensão da CNH enviadas aos motoristas aqui no Paraná. A partir de agora, todos eles – sem exceção – poderão receber a visita de policias militares em suas casas e deverão ser encaminhados à delegacia mais próxima para responder por desobediência. Portanto, é melhor que todos comecem logo a procurar o Detran para entregar seus documentos”, afirmou Delazari.

De acordo com a resolução, após o período de 48 horas da notificação, o Detran-PR irá encaminhar uma lista à Polícia Militar com os dados dos motoristas que não entregarem a CNH. A PM, por sua vez, através do BPTran deverá ir atrás dos condutores para recolher o documento. Quem desobedecer à ordem policial será preso e encaminhado à Delegacia de Delitos de Trânsito.

Segundo o secretário da Segurança Pública, autoridades que descumpram a ordem também receberão a visita policial. “Não haverá proteção. Cidadãos comuns e autoridades públicas que não respeitarem a ordem sofrerão as consequências. Já solicitei levantamento para ver se há policiais que estão com as carteiras suspensas para tomar as providências internas. Sugiro que todos os órgãos e empresas façam a mesma coisa, ajudando a polícia”, convocou Delazari.

Hoje no Paraná, mais de 3,9 milhões de pessoas estão habilitadas. Até abril deste ano, o Detran contabilizava pouco mais de 112 mil notificações enviadas de aviso de suspensão de carteira que ainda esperam ser cumpridas. Ao todo, cerca de 139,5 mil motoristas estão cumprindo a suspensão como manda a lei.

Na opinião do assessor jurídico do Conselho Estadual de Trânsito, Marcelo Araújo, a medida traz benefícios. “Atualmente existe estima-se que apenas 10% dos motoristas que tiveram a carteira suspensa entregam o documento ao Detran. Outros 90% continuam com a CNH e ainda seguem dirigindo. Isto tem sido motivo de crítica nacional e esta medida imposta pela Secretaria da Segurança do Paraná vem para cobrar o cumprimento da penalidade, o que é ótimo”, comentou.

Compartilhe

4 ideias sobre “Agora vai!

  1. Jairo Silva

    Sera que o Delazari piorou, pena que Deus limitou a inteligência dos homens , mas não a burrice.Não dá nem para comentar tal perola,logo vai desejar prender quem anda sem a carteira de identidade nas ruas como na época da ditadura. Para com isto Delazari. A PM não tem efetivo nem para o policiamento quanto mais para executar ordens ilegais. Vai pra casa…..

  2. jango

    Imagine só, policiais militares mobilizados para bater em sua casa atrás de uma habilitação de motorista e os bandidaços por aí livres, leves e soltos … Todo ano tem emplacamento onde poderia ser convocado o proprietário com carteira suspensa para entregar a carteira. Simples como só isso. E só com isso já estaria resolvido 90 % por cento do problema. Pega tua carteria e pede pra sair, Secretário Lost da Insegurança !

  3. SFU

    Apesar de iniciativa duvidosa quanto à sua eficácia e questionável pela sua prioridade, em relação a outros aspectos de segurança pública, está demonstrado que, finalmente, o governo dá atenção a um problema real. Resta conhecer qual é a estratégia, e a consequente tática, a serem adotadas para abordar em torno de 70.000 pessoas, hoje, no terreno pantanoso da ilegalidade. Ah! Um outro ponto importante: em qual das pontas começa o procedimento, pelo ínfimo da escala social, sobre aquele que não terá voz para o reclamo, mas servirá para as brilhantes estatísticas governamentais, da eficiência da medida? Ou, ao contrário, será colocado na parede o elemento, para usar a linguagem policialesca, do topo da escala social ou situado nos poderes executivo, legislativo e judiciário? Fiquemos atentos, pois algo há! De qualquer forma, a injustiça de duas mortes, ocasionadas pela ilegalidade, ativou os mecanismos políticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.