8:10PF prende ex-ministro José Dirceu em Brasília

Da Folha.com

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu é um dos alvos da nova fase da Operação Lava Jato, que acontece na manhã desta segunda-feira (3) em Brasília e nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo advogado do ex-ministro, Roberto Podval.

Os policiais discutem com os advogados se Dirceu pode ou não ser levado a uma detenção já que ele se encontra em prisão domiciliar, cumprindo pena por causa do processo do mensalão.
Seria necessário que o STF (Supremo Tribunal Federal) autorizasse a remoção.

Um magistrado consultado pela Folha afirmou acreditar, em tese, ser possível que Dirceu seja conduzido a um estabelecimento prisional. Embora a situação não seja comum, a corte já autorizou, por exemplo, que uma pessoa que tem direito a prisão domiciliar mas ainda está numa carceragem lá permaneça em caso de nova condenação.

Ao menos 200 policiais federais cumprem 40 mandados judiciais, sendo 26 mandados de busca e apreensão, 3 mandados de prisão preventiva, 5 mandados de prisão temporária e 6 mandados de condução coercitiva (quando a pessoa é levada para prestar depoimento obrigatoriamente). Entre os crimes investigados estão: corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

Essa é a 17ª fase da Lava Jato, denominada de Pixuleco, em alusão ao termo utilizado para nominar a propina recebida em contratos. O foco principal desta fase é o cumprimento de medidas cautelares em relação a pagadores e recebedores de vantagens indevidas oriundas de contratos com o Poder Público, incluindo beneficiários finais e “laranjas” utilizados nas transações. Também foram decretados ainda sequestro de imóveis e bloqueio de ativos financeiros.
Os presos serão trazidos para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR), onde permanecerão à disposição da 13ª Vara da Justiça Federal.

Compartilhe

6 ideias sobre “PF prende ex-ministro José Dirceu em Brasília

  1. AMARAHAL

    O zé dirceu voltou, o zé dirceu voltou……….. quase morri de saudades, mas logo estará em sua nova residência no Paraná.

  2. Sergio Silvestre

    Fico aqui pensando com meus botões,com tanta gente precisando ser presa,só no Parana da para enumerar uns 200,enfiaram a mão na cumbuca e tiraram o papelzinho escrito Zé Dirceu DUAS VEZES.
    Sujeito azarado.

  3. TOLEDO

    Silvestre, quando eu for coxinha, eu quero ser igual ao Moro. Ele prende duas vezes o mesmo preso.

  4. Annette

    Que bom. Se não me engano, a justificativa para os Habeas Corpus preventivos eram a intensa angústia, inquietação e sofrimento pela incerteza frente a possibilidade da prisão. Acabaram.

  5. leandro

    Nem há razão para comentar as prisões até hoje ocorridas. Tantos inocentes e puros de alma e comportamento público estão sento presos que choca este regime e a forma que uns coitados que nem fizeram nada contra nós são presos. Há muita evidência de perseguições politicas de um governo paralelo que tenta jogar lama num governo honesto que prima pela correição de seus membro e que nunca antes nesse pais acontecia Coitados nem fizeram nada e são presos.
    Depois desse papo, acordei e vi que tudo era um sonho e a realidade é outra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.