por Jamur Jr
Dizem alguns marqueteiros de campanhas eleitorais que bons resultados chegam algumas vezes pela astúcia do candidato e outras por combinações de talento e algumas mentiras de palanque. Na década de 60 um candidato que era favorito à prefeitura de Guaratuba deu uma lição de astúcia nos seus adversários. Naquele tempo uma grande parcela do eleitorado vivia em vilas da zona rural do município. Em alguns locais só era possível chegar de canoa. O candidato, que mantinha bom relacionamento com pessoas de Curitiba, encontrou num médico conhecido e muito amigo a fórmula para ganhar votos. Conseguiu uma grande quantidade de medicamentos para fazer ampla distribuição na zona rural, onde os moradores raramente viam um médico e só se tratavam com ervas que cresciam no quintal. Chamou um velho companheiro de outras eleições e pediu que fosse a Curitiba buscar a doação para sua campanha. Luizinho, o amigo, pegou uma camionete de trabalho e subiu a serra. Quando chegou na casa do doutor, constatou que havia várias caixas com um xarope para tosse cujo nove era Tussaveto. Embarcou as caixas e voltou para Guaratuba. No comitê do candidato recebeu instruções para fazer a distribuição do xarope, junto com o médico, numa viagem de final de semana. Enfrentaram chuva, mosquitos e muito calor. Comeram “Cambira”, um peixe seco que ficava vários dias pendurado num cipó amarrado na varanda. Tomaram cachaça (da boa!) com os eleitores, ouviram causos, lamentos e reclamações. Em cada casa que chegavam, o médico examinava e Luizinho entregava o xarope. Foi a maior campanha contra a tosse no município -e a eleição mais garantida do astucioso candidato.