17:04A Justiça finalmente recebe denúncia contra Bibinho e sua gente

O Ministério Público do Paraná informa:

Justiça recebe denúncia do Gaeco contra ex-diretor da Alep e outras 12 pessoas

O juízo da 4ª Vara Criminal de Curitiba recebeu denúncia oferecida pelo Ministério Público do Paraná, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), contra o ex-diretor da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Abib Miguel, conhecido como “Bibinho”, e mais doze pessoas por envolvimento em desvios de dinheiro público do legislativo estadual.

De acordo com a denúncia, entre os anos de 1997 e 2010, Abib Miguel foi responsável pelo desvio de mais de R$ 216 milhões, em valores atualizados, envolvendo a contratação de pelo menos 97 funcionários “fantasmas” pela Alep. Os recursos desviados eram “lavados” através da aquisição de imóveis urbanos e rurais, em nome do próprio ex-diretor e de seus familiares, em vários estados do país, e de sua posterior exploração (agrícola ou extração de madeira ou minérios, por exemplo). Na denúncia, foram descritos pelo menos 60 imóveis utilizados no esquema, localizados no Paraná, Goiás, Tocantins, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Santa Catarina e São Paulo.

Abib Miguel, sete familiares e outras três pessoas são acusadas pela prática dos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa. Outros dois envolvidos nos desvios estão sendo processados apenas por lavagem de dinheiro.

A Justiça determinou, ainda, o sequestro de bens dos denunciados e a prisão preventiva, com relação a esse novo processo, de Abib Miguel (que já estava preso por outra decisão judicial). 



Prisão – 
Em novembro de 2014, Abib Miguel foi preso, no aeroporto de Brasília, no momento em que recebia cerca de R$ 70 mil, em dinheiro vivo, do administrador de suas propriedades no estado de Goiás, oriundos da exploração de imóveis localizados na região. Na época, foram cumpridos outros quatro pedidos de prisão temporária, 14 mandados de busca e apreensão e três conduções coercitivas. 

Compartilhe

Uma ideia sobre “A Justiça finalmente recebe denúncia contra Bibinho e sua gente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.