14:31Datafolha faz a festa do ninho tucano e confirma Alvaro Dias como surpresa

por Silvia Freire, da Agência Folha

Dois nomes do PSDB estão na frente na disputa pelo governo do Paraná em quatro possíveis cenários pesquisados pelo Datafolha para a eleição de 2010. O atual governador é Roberto Requião, do PMDB.
Tanto o senador Álvaro Dias quanto o prefeito de Curitiba, Beto Richa, têm 39% das intenções de voto no cenário em que o senador Osmar Dias (PDT) está incluído.
Osmar Dias tem 31% das intenções de voto no confronto com Richa. Neste cenário, o atual vice-govenador, Orlando Pessuti (PMDB), tem 7% das citações. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo (PT), recebe 3%. Brancos e nulos somam 10% e indecisos, 7%.
No cenário em que Osmar Dias disputa com Álvaro Dias, seu irmão, o pedetista tem 27% das intenções de voto. Rubens Bueno (PPS), que já disputou duas vezes o governo do Estado, aparece em terceiro lugar com 8% das citações, seguido de Pessuti com 6%. Na simulação, 12% dos eleitores declaram voto branco ou nulo e 8%, que não sabem em quem votar.
Nos dois cenários em que Osmar Dias fica de fora, os tucanos também têm cada um em seu cenário o mesmo índice, subindo para 52% das intenções de voto. Nesta situação, os percentuais dos demais candidatos não variam muito. Rubens Bueno (PPS) aparece em segundo lugar com 10% das citações nos dois cenários: com Álvaro Dias ou Richa como candidatos pelo PSDB. Orlando Pessuti (PMDB) tem 8% nas duas situações.
Paulo Bernardo aparece com 4% das intenções de voto na simulação em que disputa com Richa, Bueno e Pessuti e oscila para 3% quando o candidato tucano é Álvaro Dias.
O governador Requião, apesar de estar impedido de disputar novamente o cargo, lidera a intenção de voto espontânea (em que os nomes dos candidatos não são apresentados) com 16% das citações dos entrevistados. O prefeito Beto Richa aparece em segundo, com 9%. Álvaro Dias tem 6% das intenções de voto e Osmar Dias, 6%. Rubens Bueno, Orlando Pessuti e Paulo Bernardo foram citados, mas não atingiram 1%.

Mudanças
O alto índice de citação do nome do atual governador entre os eleitores ouvidos pelo Datafolha na pesquisa espontânea, em contraste com a liderança folgada dos dois possíveis candidatos do PSDB na consulta estimulada, indica, segundo o diretor do instituto, Mauro Paulino, que o atual cenário tem grandes chances de mudar quando a campanha começar.
Requião, que já ganhou de Álvaro Dias a disputa pelo governo em 2002, é adversário político dos tucanos, mas já vem sinalizando uma possível aliança para 2010 com o PSDB.
“Essa força eleitoral de Requião mostrada na espontânea pode ser aproveitada a partir do momento em que a campanha estiver na rua”, diz Paulino.
O Datafolha ouviu 1.038 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 16 e 19 de março, em 36 municípios do Estado. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Compartilhe

6 ideias sobre “Datafolha faz a festa do ninho tucano e confirma Alvaro Dias como surpresa

  1. Rock

    Eu sempe falei se o Requião quiser elege ate poste no Paraná, vai sobrar voto para o pessutão com esse padrinho.

  2. Pé Vermelho

    Ô Rock: a leitura de uma pesquisa é bem diferente da tua costumeira, a da revista Contigo…

  3. zebeto

    Corrigido. Obrigado aos que alertaram e perdão a todos pela falha. Continuem assim. Abraço. Saúde.

  4. Rock

    Concordo Pé Vermelho. mas a contigo não arrebenta os neuronios igual o catecismo do Zéfiro do qual voce foi e é costumeiro leitor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.