9:04Mirian Gonçalves, a corrupção e o PT

Em artigo publicado hoje na página 2 do jornal Gazeta do Povo (ler a íntegra abaixo), sob o título A corrupção e o PT,  Mirian Gonçalves, vice-prefeita de Curitiba e secretária do Trabalho, defende uma tese que pode ser resumida na seguinte frase: “… eu vejo mais o desejo voraz de se acabar com o PT do que com a corrupção”. Hummmmmm. Acerta quando diz que há corrupção em todos os governos, não importando a sigla do partido que está no poder, lembra que o governo tucano de FHC chafurdou nela, etc, mas… cadê o partido que vendeu o peixe da honestidade, que atirou pedras nos corruptos de plantão, que chegou ao poder por conta disso e… deu nisso aí que obriga correligionários a tentar explicar o inexplicável da, vamos dizer, continuidade da prática da roubalheira? Sim, a generalização atropela quem não tem culpa no cartório, assim como acontece com o que seria o outro lado, ou será que, por exemplo, todo tucano é ladrão? Quem está tentando acabar com PT é o próprio PT, aquele que se defende acusando mas que, ao contrário do que pede a vice-prefeita, se vê perdido diante de tanta denúncia e ao invés de estancar a ferida, abre mais. Quando o escândalo do mensalão colocou na cadeia o ex-czar José Dirceu e outros graúdos do partido, a Justiça que Mirian pede agora foi colocada em cheque pelo partido. Tudo fazia parte do golpe inflado pela imprensa que, se alguém pensar bem, mesmo com todos os defeitos que tem, entrou numa fase de radicalização exatamente por causa da radicalização dem que está no poder – porque não aceita ser flagrado, porque acha que ainda detém a aura da honestidade que vendeu como produto de marketing para chegar lá – e deu exatamente naquilo que, teoricamente, sempre abominou. Se há corruptores, como os empreiteiros, é porque há corruptos, como os diretores da petrobras que faziam isso, sim, desde antes de o PT chegar ao poder, mas que continuaram porque, só ingênuos não sabem, havia carta branca do andar de cima.

Corrupção e o PT

por Mirian Gonçalves

Completamos 35 anos de história e, há algum tempo, o tema corrupção tem sido associado aos membros do partido. Não tenho me manifestado a respeito, mas acho que este é o momento.

Quero estabelecer, primeiramente, algumas premissas: a corrupção é uma doença endêmica que atinge os diversos níveis culturais e sociais e não tem fronteiras geográficas; lamentavelmente, não é uma prática recente; a corrupção passiva é exclusiva de quem detém o poder, seja qual for, caso contrário nada poderia oferecer; o histórico de corrupção não justifica a continuidade dos crimes; e houve, inegavelmente, corrupção na Petrobras, e membros do Partido dos Trabalhadores podem ser responsabilizados.

Entretanto, eu vejo mais o desejo voraz de se acabar com o PT do que com a corrupção.

As últimas notícias divulgando valores astronômicos destinados ao PT não trazem qualquer senão, qualquer questionamento sobre a veracidade, qualquer benefício da dúvida. Os princípios mais básicos do direito processual estão sendo ignorados! Não existe prova de fato negativo! Quem acusa tem o ônus da prova! O que está acontecendo é o desrespeito à moderna processualística penal.

Os corruptores, acuados pelas descobertas das fraudes, tentam, de todas as formas, encontrar uma salvaguarda capaz de livrá-los ou diminuir a pena. Não sou contra a delação premiada, mas o que faz supor que todas as informações desses marginais sejam verdadeiras? Não seria no mínimo razoável a análise de provas antes da condenação?

Pois o PT tem sido condenado e, com ele, todos nós que o integramos. Tenho visto deputados, do alto das suas indiscutíveis condutas e alegada moral, fazendo discursos inflamados contra corrupção quando eles são réus pelo mesmo crime.

Para aqueles que se atêm mais às manchetes, podem passar desapercebidas as declarações dos mesmos corruptores de que a prática é anterior aos governos do PT, citando literalmente o governo de Fernando Henrique Cardoso. Na Gazeta do Povo de 6 de fevereiro, está o relato do depoimento do ex-gerente da Petrobras: “Barusco contou que recebia propina por contratos com a Petrobras desde pelo menos 1998, da empresa holandesa SBM, durante o governo Fernando Henrique Cardoso”.

Quanto às doações de campanha, sou pela reforma política que, entre outros, proíbe a doação por empresas, permitida pela atual legislação. Isso para dizer que algumas das empreiteiras envolvidas nos escândalos contribuíram com a arrecadação de candidatos. Cito como exemplo aquelas feitas ao PSDB e ao candidato Aécio Neves, conforme registradas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como poderia fazer com outros partidos, sem presumir que tenham sido produto de crime.

Repito: o histórico de corrupção não justifica a continuidade dos crimes, mas posso afirmar que o PT não é sinônimo de corrupção e corrupção não é sinônimo de PT.

Mirian Gonçalves, vice-prefeita de Curitiba, é uma das fundadoras do PT no Paraná.

Compartilhe

5 ideias sobre “Mirian Gonçalves, a corrupção e o PT

  1. Wagner

    A vice prefeita deveria se preocupar em melhorar a administração municipal, e parar com o discurso de vítima. Realmente o PT não começou com a corrupção, mas profissionalizou a corrupção de se fazer inveja as máfias mais organizadas do mundo.

  2. IBAITI EM CURITIBA

    Eu ainda acho que a melhor arma contra a corrupção é a reforma política.
    – Tem que acabar com influência do poder econômico nas eleições e uma reforma política ampla, nos moldes que seja sugerido pela sociedade.

    O ideal é questa reforma politica que omo farol, entre outros pontos, o afastamento do poder econômico das eleições; a adoção do sistema eleitoral proporcional em dois turnos e principalmente o fortalecimento do poder do eleitor.

  3. leandro

    Em primeiro lugar, o Prefeito Gustavo já deveria isolar essa vice que sobe em caminhão para apoiar os grevistas contra a administração municipal, como não pode tirar do cargo, deixa ela e a turma do PT numa das ruas da cidadania e pronto. De resto, já repararam que quando estoura uma bronca em cima do PT ou de algum de seus membros, a revolta vem, mas nunca no sentido de punir os culpados, sempre em primeiro lugar procuram um caso passado e jogam como sendo uma herança de outros governos. Quando apareceram os casos do mensalão e agora da Petrobrás, o Lula em primeiro lugar afirmava que não era nada, que não tinham provas etc. Depois lá em Paris já admitia que se tratava de recursos de campanha ou doações não contabilizadas, uma nova modalidade de se obter recursos para campanhas, para não dizermos CAIXA 2 , com recursos oriundos de fontes ilícitas e sem origem legal. Deu no que deu, passou o mensalão e veio a bomba da Petrobrás. A mesma ladainha e a coisa está indo por um caminho que chega às portas do Planalto e assim bate o desespero. Então os caciques do PT, procuram um culpado. No caso do mensalão foram culpados os empresários, Marcos Valério, Katia Rabelo entre outros e estão presos, mas os verdadeiros beneficiários ainda estão por aí ou foram soltos. No presente caso da Petrobrás, o PT aparece novamente no topo da questão e se coloca mais uma vez como vítima ao ponto de acharem como a Vice Prefeita , de que desejam acabar com o PT. Mais uma vez está o PT procurando tirar a sua culpa e colocar no passado e em outros, ora o passado do PT, desse governo é do próprio PT, desde 2002 está no poder e fazendo trapalhadas.
    Quando diziam que o PT veio para moralizar e melhora a vida de todos o povo acreditou por quatro vezes, isso até parece Pedro que renegou Cristo por três e Cristo foi morto na cruz. Bem mais uma vez está o PT procurando jogar este “macaquinho” da Petrobras em alguém, parece que é uma escola que eles tem e já transferem a seus aliados, na procura de culpar outros .
    O PT com declarações como da Vice Prefeita, do Rui Falcão e do Lula e da Presidente Dilma, me faz lembrar aquela piada que o “pai pega em flagrante a filha transando com o namorado na sala ” e resolve o problema, . Tira o sofá da sala. A citação serve também para outros governantes, principalmente para a Presidente da República que faz os ajustes na economia com as maldades e também ao Governador do Paraná que manda uma mensagem de lei punindo os funcionários pelos problemas de caixa do estado, nestes casos eles estão jogando o sofá fora. Medidas simplistas que fazem com que os funcionários nesse momento se sintam completamente inseguros com ações vindas da Bahia com vatapá e axé para os descendentes de alemães, poloneses e italianos aqui do sul acostumados ao kassler, pierog e risoto. Este vatapá fiscal veio aqui onde não é benvindo e não será de fácil degustação, os funcionários passam agora a ficar no fio da navalha com sua previdência abocanhada pelo governo inadimplente, abocanhando o valor do fundo financeiro quando está a muito tempo inclusive de gestões passadas devedor de sua parcela previdenciária patronal. Assim a Declaração da Vice Prefeita é no mínimo descabida e inoportuna e as ações do Governador que copia a Presidente vem como um petardo tanto na população como diretamente nos funcionários. AH ! Cabe um adendo, menos naqueles que recebem ou receberam ou aumentos em cascata e os auxilio moradia , afinal ninguém é de ferro e este povo é o que toca a máquina do estado , quá…. quá….quá.

  4. juca

    Gozado a Vice Prefeita valara em “ônus da prova”, o PT sempre foi um partido voraz em acusar todos que se opunham contra seus “princípios” que agora todos estão vendo quais eram esses “princípios”.
    Então quando a água bate na…. essa turma de petista vem com esse papo de “ônus da prova”, pelo amor de Deus se não virem tudo isso então a coisa é pior do que imaginamos. Sempre acusaram e ainda acusam governos passados sobre todos os males que existem no Brasil e aqui em Curitiba, o prefeito entro nessa canoa furadas de ter o PT com participante da sua gestão ( não precisava) e a coisa está do jeito que está. Então Senhora Vice, pare de justificar o injustificável e admita que o pessoal que fez a lambança com a Petrobrás abocanhou junto com os empresários que também não são anjos não uma grana alta.

  5. Renato

    Esta senhora, em vez de se fazer de vitima, devia alertar o prefeito Fruet de que a cidade de Curitiba esta abandonada e jagada para as traças. As principais praças da capital só tem mato, ratos e drogados. Os turistas estão se afastantando da nossa cidade. Não se preocupe com o PT. Fique sabendo desde já que o seu mandato termina ano que vem e vocês ficarão conhecidos como os piores administradores que Curitiba já teve. Se preocupe com isso apenas. Este ano teremos impeachment, novas eleições e o alto escalão do PT sentado na frente do juiz Sérgio Moro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.